Folia de Reis


Folia de Reis


Folia de ReisSão grupos cênico-musicais que dramatizam a viagem bíblica dos três reis magos – Baltazar, Belquior e Gaspar – a Belém. No centro-sul do país, os três reis magos tornam-se entidade única: o Santo Reis, cuja força investida na bandeira tem o poder de curar ou melhorar a vida das pessoas. Geralmente, o folguedo sai às ruas no período que vai do Natal ao Dia de Reis, 6 de janeiro. 

Quando o cortejo chega a uma casa, a bandeira é passada pelo corpo dos moradores e pela cabeça dos doentes. Nesse momento, fazem-se promessas ao santo, e a foto da pessoa a ser beneficiada é presa ao pavilhão. Em seguida, para quebrar o clima de gravidade, surgem personagens com máscaras bizarras e roupas vistosas. São os palhaços ou marungos da folia, que perseguem as crianças, as quais fogem entre gritos e risadas, e caçoam do dono da casa. Ao final, Santo Reis pede licença e segue viagem. 

A tradição de canto, com várias melodias que se desenvolvem simultaneamente, está presente em diversas localidades das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste. A instrumentação básica do grupo são as cordas dedilhadas, a rabeca, a sanfona, a caixa e o pandeiro.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem