Instrumentos Musicais | Percussão


Instrumentos Musicais | Percussão

A musicologia (ciência que estuda assuntos musicais, como acústica, estética, rítmica, métrica, folclore, entre outros) divide os instrumentos de percussão em dois tipos. Os idiófonos são aqueles em que o som é produzido no próprio corpo do instrumento. Nos membranofones, o som é produzido por meio da percussão em membranas esticadas.

Adufe
espécie de pandeiro quadrado, pequeno e oco, de origem portuguesa. Utilizado antigamente na Folia de Reis e nas pastorinhas. Atualmente, o adufe é usado como instrumento de comando de algumas congadas.

Agogô
é formado por duas campânulas (espécie de sino achatado, sem badalo) de ferro, ligadas por uma haste, que soam quando se bate nelas com um pedaço de metal. Muito usado no samba e nos rituais religiosos afro-brasileiros.

Berimbau
esse instrumento de percussão de uma corda só tem forma de arco e uma cabaça ou coité, que funciona comoressoador. É de origem banto, sendo largamente difundido na África meridional. No Brasil, é o instrumento tradicional da capoeira.Os toques executados no berimbau por uma baqueta correspondem a diferentes momentos do jogo da capoeira, que são: Angola,São Bento Grande, São Bento Pequeno, Idalina, Iúna e Cavalaria. Este último era usado para avisar os capoeiras da aproximação da polícia.

Atabaque
espécie de tambor de madeira que pode ser percutido com as mãos ou com varetas. Aparece em tamanhos variados,cada qual produzindo um som diferente, no candomblé, na umbanda e nos cortejos do afoxé. Os rituais de candomblé utilizam trêstipos de atabaque: rum (o maior), rumpi (o médio) e lé (o menor).

Caixa
tambor cilíndrico de duas peles percutido com duas baquetas, pendurado no pescoço ou no ombro do músico. Há duas versões: uma de tamanho menor e de som mais agudo e outra maior, de sonoridade mais grave. Presente em várias danças e folguedos, como as congadas, o maracatu, a marujada e o moçambique.

Ganzá
também chamado de canzá, é um cilindro fechado que contém sementes, pedrinhas ou grãos de chumbo, tocado como um chocalho. É utilizado no samba, na dança do coco, no maracatu rural, entre outros. Em algumas regiões, o ganzá é tratado como mineiro (PE) e, em outras, como reco-reco (MG).

Carimbó
tambor de origem africana feito de tronco escavado, medindo cerca de 1 metro de comprimento por 30 centímetros de largura. O tocador senta-se no próprio instrumento e produz o som com as mãos. Está presente na dança de mesmo nome,principalmente no estado do Pará. Tambores escavados em tronco de árvore são também usados em outros batuques banto-brasileiros, como o jongo do vale-paraibano, o tambor-de-crioula maranhense e o zambê potiguar.

Cuíca
também conhecida como puíta, é um pequeno barril revestido de pele em uma das extremidades, à qual está fixada uma tira de couro ou uma haste de madeira que produz um som rouco quando friccionada com um pano úmido. De origem africana banto, foi trazida para o Brasil pelos escravos do Congo e de Angola. As cuícas agudas têm presença marcante nas baterias das escolas de samba, enquanto as graves aparecem em folguedos, como o bumba-meu-boi do Maranhão.

Ganguê
campânula (espécie de sino com a boca achatada, sem badalo) de metal, medindo de 20 a 30 centímetros de comprimento, que é percutida com um pedaço de ferro ou madeira. Muito presente nos maracatus pernambucanos.MaracáMaracá
chocalho feito de cabaça, coco ou metal, bastante usado pelos índios. Está presente em diversos rituais e no folguedo do bumba-meu-boi do Maranhão.PandeiroPandeiro
instrumento de percussão com um aro de madeira ou metal coberto de pele de animal ou material sintético e circundado por chapinhas de metal denominadas platinelas. Um dos instrumentos mais populares do Brasil, está presente em diversas danças,folguedos e festas.PandeirãoPandeirão
espécie de pandeiro maior, sem as chapinhas de metal, que chega a ter 75 centímetros de diâmetro. O instrumento,presente nos folguedos do boi do Maranhão, deve ser afinado no calor da fogueira.Reco-recoReco-reco
feito de madeira ou bambu, possui talhos transversais que produzem som quando friccionados com uma vareta. Os reco-recos utilizados no samba são de metal com raspador de mola.SurdoSurdo
grande tambor de som grave, utilizado como instrumento de marcação de ritmo nas escolas de samba. Divide-se em surdo de primeira, surdo de segunda e surdo de corte, este último utilizado pelo solista.Tamancos de madeiraTamancos de madeira
são utilizados pelos homens na dança chamada de fandango-tamanco, no litoral paranaense e no interior do estado de São Paulo.XequerêXequerê
cabaça envolta em uma rede de contas, utilizada em rituais religiosos afro-brasileiros, nos afoxés e nos blocos afros da Bahia.
ZabumbaZabumba

espécie de tambor cujos dois lados são revestidos de pele de animal ou material sintético. Ele fica pendurado por uma alça no pescoço do músico. Zabumba é também uma denominação dada a um tipo de grupo instrumental típico da Região Nordeste, formado pela zabumba propriamente dita, caixas, pífanos ou gaitas. Presente em diversos folguedos de todo o Brasil.
www.klimanaturali.org

www.lumepa.blogspot.com
Postagem Anterior Próxima Postagem