Acidentes Aéreos com Times de Futebol

Acidentes Aéreos com Times de Futebol

Tragédia de 2016 com a Chapecoense

Torino – 4/5/1969

Na época o Torino Cálcio era uma das forças do futebol Italiano, tetra-campeão nos quatro anos anteriores ao acidente e era a base da Seleção Italiana, até então única Seleção bi-campeã mundial da copa do Mundo de Futebol. O Torino tinha o atacante Valentino Mazzola, principal jogador da Itália na época e candidato a craque para copa de 1950, que aconteceria no ano seguinte no Brasil. No início de maio de 1949, o Torino foi disputar um amistoso contra o Benfica de Lisboa, em Portugal. No dia quatro, o avião da Alitalia, que transportava o elenco e a delegação do clube, de volta à Milão de onde seguiram para Turim, choca-se contra a Basílica de Superga. Os 31 tripulantes morreram, entre os tripulantes estavam 17 jogadores, os dirigentes do clube e jornalistas italianos. Quando aconteceu o acidente, faltavam quatro jogos para o final do Campeonato Italiano de 1949. Embora todos os outros times se oferecessem para dar o título ao Torino, Juvenis e reservas do clube cumpriram os compromissos restantes. Se não houvesse aquele desastre a Copa de 1950 talvez não fosse como foi e o Brasil poderia ter enfrentado a Itália no Turno Final o invés da Suécia, pois a Itália ficou em segundo lugar na tabela do Grupo C, por ter perdido para a Suécia com o placar de 3x2. No Turno Final o Brasil venceu a Suécia por 7x1. Poderia ser a Itália, pois a base da Seleção Italiana estava naquele time do Torino Cálcio. O rumo da copa de 1950 seria outro?

Manchester United – 6/2/1958

Avião da Alitália que se chocou com a Basílica Superga
O time da década de 1950 foi considerado o melhor da história do Manchester United. Em disputa pela Copa dos Campeões a equipe foi até a Iugoslávia (hoje Sérvia) enfrentar o Estrela Vermelha (Crvena Zvezda), após ter vencido em casa por 1x0, em Belgrado, o Manchester United conseguiu um empate de 3x3 e se classificou para as semifinais. Na volta para a Inglaterra, uma das turbinas do avião pegou e a aeronave não apareceu mais nos radares na região de Munique na Alemanha e se chocou com um prédio. Oito jogadores do Manchester United e nove cronistas esportivos morreram. Nove jogadores escaparam, entre eles o meia Bobby Charlton, que foi destaque do título mundial de 1966 pela Inglaterra.

The Strongest 26/9/1969

Um avião da Lloyd Aéreo Boliviano desapareceu nos Alpes Andinos. No vôo estava o time do The Strongest, que voltava de um jogo em Santa Cruz de La Sierra. Os 69 ocupantes da aeronave morreram. O The Strongest, clube com sede em La Paz e maior número de títulos do Campeonato Boliviano é também o mais popular da Bolívia.

Alianza Lima 8/12/1987

O Alianza Lima era o líder do Campeonato peruano daquela ano. Na volta de Pucallpa, cidade da Amazônia peruana, o Alianza Lima tinha vencido por1x0 o jogo contra o Deportivo Pucallpa. Uma pane no motor do Fokker, pertencente a Marinha peruana, que levava a equipe até Lima fez com que o comandante da aeronave perdesse o controle e caísse. Todos os tripulantes morreram e junto com eles a equipe do Alianza Lima, um dos mais popular e tradicional clube peruano.

Zâmbia – 27/4/1993

A Seleção de Zâmbia viajava para Senegal, onde jogaria pelas eliminatórias da Copa de 1994. Foi considerada como a geração mais talentosa do futebol Zambinense. O avião da Força Aérea Zambinesa pegou fogo e caiu na costa do Gabão. Não houve sobreviventes e 18 atletas e comissão técnica estavam entre as vítimas.

Chapecoense - 29/11/2016Chapecoense - 29/11/2016

Um avião que transportava a delegação do clube de futebol Chapecoense sofreu um acidente na madrugada da terça (29/11/2016) quando se aproximava do aeroporto José María Córdova, na cidade de Medellín, na Colômbia. A aeronave, da companhia boliviana LAMIA, tinha 81 pessoas a bordo, sendo 72 passageiros entre membros da equipe e jornalistas, e nove membros da tripulação. Até o momento, o Governo colombiano afirma que seis pessoas foram resgatadas com vida. O jogador Alan Ruschel foi a primeira vítima a chegar no hospital de La Ceja, a localidade mais próxima do ocorrido, segundo relato da agência EFE, para onde parte dos feridos foi transportada.

2 Comentários

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem