Cultura Zapoteca | México

Cultura Zapoteca | México

Cultura Zapoteca

Zapoteca é o termo utilizado para designar a cultura da população indígena que vivia a leste e sul de Oaxaca, na região meridional do atual território mexicano. A sociedade zapoteca era uma teocracia, e as cidades eram organizadas em torno de um núcleo ocupado por praças, templos, câmaras funerárias, área para o jogo de pelotas, observatórios e outros edifícios de pedra.

A cultura zapoteca atingiu o apogeu entre os séculos III e VIII e o idioma de seu povo, diversificado em vários dialetos, permaneceu como língua materna de grande parte dos habitantes do México.

A cultura das atuais populações de origem zapoteca varia de acordo com o habitat (montanha, vale ou litoral) e com o tipo de atividade econômica - de subsistência, de mercado ou urbana. A língua varia de povoado para povoado e são muitos os dialetos. A agricultura baseia-se em queimadas e na utilização de arados e animais de tração. Algumas áreas ainda mantêm o artesanato tradicional, especialmente cerâmica, tecelagem e trançados de fibras vegetais. O traje feminino típico consiste em saia e sobretúnica (huipil) longas e um xale ou lenço para cobrir a cabeça. Os homens usam em geral calças e camisas largas, sandálias e chapéu de palha ou lã.

Cultura Zapoteca

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem