Torre Eiffel, Paris - França

 Torre Eiffel, Paris - França

Torre Eiffel- França


Construída para comemorar o centenário da revolução francesa, a torre Eiffel foi na época um claro exemplo da nova orientação da arquitetura.

Entre os diversos projetos apresentados, o Ministério da Indústria e Comércio aprovou em 12 de junho de 1886 o do engenheiro Alexandre-Gustave Eiffel, que havia iniciado o desenho, dois anos antes, auxiliado por outros dois engenheiros, Émile Nouguier e Maurice Koechlin. A torre foi instalada no campo de Marte, junto à grande galeria das Máquinas, posteriormente desmontada. Ambas as construções eram os mais ambiciosos exemplos de arquitetura metálica empreendidos até então.


A torre, toda em vigas e treliças de ferro forjado, divide-se em três partes e tem forma piramidal, com faces curvas para oferecer menor resistência ao vento. A base é formada por quatro grandes arcos semicirculares. Os elevadores, projetados para subir por uma armação curva, foram construídos por uma empresa dos Estados Unidos. No alto da torre, Eiffel instalou seu laboratório de aerodinâmica e um farol.


A torre Eiffel constitui um marco na arquitetura de ferro, pois combina de forma singular os requisitos estruturais com o senso artístico de seu criador. Até então, nada sequer remotamente parecido tinha sido construído: com 300 metros de altura, tinha o dobro da altura da basílica de São Pedro, em Roma, ou da grande pirâmide de Gizé. Entretanto, devido a suas características, revolucionárias para a época, a obra foi objeto de grande polêmica. Alguns técnicos asseguraram que desmoronaria, e vários intelectuais e artistas lideraram um movimento de protesto contra o que consideravam a "desonra de Paris", uma obra absurda e inútil, que tacharam de "chaminé gigante e escura". Mas também encontrou seus defensores e logo se converteu em atração turística, motivo de orgulho para os parisienses e inspiração para artistas de vanguarda, como Robert Delaunay.


Torre Eiffel, Paris

A torre Eiffel foi a construção mais alta do mundo até 1930, quando inaugurou-se o edifício da Chrysler, em Nova York. Em 1959, a torre passou a ter 320m, com a instalação da antena da rádio e televisão francesa.

www.klimanaturali.org

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem