Badminton | Origem Badminton

Badminton | Origem Badminton

Badminton | Origem Badminton
O mais rápido esporte entre os praticados com raquete, o badminton é controlado no mundo pela Federação Internacional de Badminton (IBF). No Brasil, o esporte é regido pela Confederação Brasileira de Badminton, em São Paulo

Olimpíada – O badminton é uma modalidade olímpica desde Barcelona, em 1992. Já havia sido disputado como esporte de exibição nas Olimpíadas de Munique (1972) e Seul (1988).

Origens – Derivado do poona, um antigo jogo indiano, o badminton é levado para o Reino Unido por oficiais do Exército britânico. A versão oficial é lançada em 1873, pelo duque de Beaufort. Quatro anos depois, são publicadas as primeiras regras do jogo.

Regras – O badminton é disputado em um campo retangular com 13,40 m de comprimento por 6,10 m de largura. Há apenas um juiz. Nos jogos individuais, o comprimento do campo é reduzido em 46 cm. A rede mede 6,10 m de comprimento por 75 cm de altura, e é presa nas extremidades por duas barras metálicas de 1,55 m de altura. O objetivo é jogar para o campo do adversário, por cima da rede, uma pequena peteca chamada birdie. Ela mede 6 cm de largura e 3 cm de diâmetro e tem a base coberta por um couro fino. Cada partida é disputada em até três games de 11 pontos (nos jogos de simples feminino) ou 15 pontos (demais jogos). Nos jogos femininos, se há empate em 10 a 10, a jogadora que marcou primeiro o décimo ponto escolhe se haverá desempate, até 13 pontos. Nas demais partidas, a escolha é feita no empate de 14 a 14, e o desempate pode ir até 17. Quem vencer primeiro dois games ganha a partida.

Competições – A principal competição é o Mundial, disputado a cada dois anos.

Ranking – Além do Mundial, a IBF realiza uma série de torneios, num circuito semelhante ao do tênis. Os resultados contam pontos para o ranking mundial.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem