Zhan Zhuang (站椿)

Zhan Zhuang (站椿)

Zhan Zhuang (站椿)O Zhan Zhuang é mais conhecido no ocidente como método "abraçando a árvore" é uma forma de meditação em pé e imóvel. É um exercício básico do I-Chuan.

Zhan Zhuang ou Chang Chuang (站椿) - pinyin: zhàn zhuāng - é um termo chinês que se refere a uma forma de meditação que é feita em pé, conservando-se o praticante num estado de aparente imobilidade. Pode também ser classificada como uma técnica de Chi Kung estática.

O termo pode ser traduzido literalmente por "em pé" como uma "Estaca". Assim, esta prática tornou-se mais conhecida no ocidente como "Postura da Árvore", "Abraçar a Árvore" ou "Chi Kung da Árvore".

Este método de treinamento é comum a diversas artes marciais chinesas, é especialmente enfatizado entre os estilos internos (neijia). Existem diversas posturas distintas para realizar este treinamento.

Em aparente imobilidade o praticante pode realizar exercícios respiratórios revigorantes e formas de meditação que auxiliem a desenvolver a força interior e o equilíbrio.

Objetivos da prática - O Mestre Cai Wen Yu destaca o Zhan Zhuang como base do treinamento da arte marcial (link para o artigo entre as "páginas externas"): "O Zhan Zhuang é uma postura aparentemente estática onde o indivíduo exercita tensão e relaxamento, treinando o espírito, a mente e o corpo."

Posturas estáticas são utilizadas por um lado para desenvolver a paciência, ampliar a capacidade de meditar, aumentar a força das pernas e a vitalidade do corpo como um todo.

Seu objetivo é desenvolver a energia vital (Qi ou Ch'i) do ser humano, proporcionando um nível elevado de harmonia entre corpo e mente.

Os praticantes de Zhan Zhuang alegam terem recebido a partir da realização frequente desta prática diversos benefícios para sua saúde.

Para um aprendizado correto e consistente é necessário estudá-lo com pessoas muito bem preparadas, que realmente compreendam os seus princípios e tenham praticado esta técnica por vários anos, usufruindo de seus benefícios.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem