Alagoinhas | Cidade do Sertão da Bahia

Alagoinhas | Cidade do Sertão da Bahia

Alagoinhas, Cidade do Sertão da Bahia
Alagoinhas, Cidade do Sertão da Bahia

A cidade de Alagoinhas está situada a 130km de Salvador, a cidade estende-se sobre tabuleiros recobertos de vegetação rasteira, a 134m de altitude. Só recebe chuvas no inverno, e a temperatura média anual é de 25o C. A pluviosidade média anual alcança 1.102mm.

Centro regional de grande parte do nordeste baiano, com mais de cem poços produtores de petróleo em terra, Alagoinhas é importante entroncamento rodo-ferroviário. Desde que em 1961 se encontraram os primeiros indícios de hidrocarbonetos na região, a produção não parou de crescer, sendo responsável por grande parte do petróleo produzido na Bahia.

No final do século XVIII foi criada a capela onde se desenvolveria a freguesia de Santo Antônio de Alagoinhas, criada em 1816. Ponto de passagem de boiadas, o local não tardou a prosperar. A inauguração do trecho da estrada de ferro Bahia-São Francisco motivou a transferência da cidade para próximo da estação. A comarca foi criada em 1887 e Alagoinhas tornou-se cidade em 1880.

A exploração de petróleo é a principal atividade econômica do município. Outras atividades econômicas de destaque são a indústria de transformação (produtos alimentares e fumo) e o abate de gado.

www.klimanaturali.org
www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem