Termos Acessórios da Oração | Adjunto Adverbial, Adjunto Adnominal e Aposto

Termos Acessórios da Oração | Adjunto Adverbial, Adjunto Adnominal e Aposto

Termos Acessórios da Oração | Adjunto Adverbial, Adjunto Adnominal e ApostoAdjunto Adnominal
O adjunto adnominal é um termo acessório da oração cuja função é caracterizar, especificar um substantivo, ou seja, corresponde à função sintática de um adjetivo, que nada mais é que um modificador de substantivos.

Adjunto Adverbial
O adjunto adverbial é um termo acessório da oração cuja função é complementar um verbo intransitivo, ou seja, um verbo que tem sentido pleno, completo. Ex: Choveu ontem. O termo grifado, no caso, sob uma análise sintática, é um adjunto adverbial, visto que complementa um verbo intransitivo, de sentido pleno, que no caso é o verbo chover. Já numa análise morfológica, o termo ontem passa a ser categorizado como um advérbio.composto pela propria palavra.

Aposto
Aposto é um termo acessório da oração que se liga a um substantivo, tal como o adjunto adnominal, mas que no entanto sempre aparecerá com a função de explicá-lo, aparecendo de forma isolada, ora entre vírgulas, ora separado por uma única vírgula no início ou no final de uma oração ou ainda por dois pontos. Ex: A Wikipédia, uma enciclopédia virtual, é a mais nova ferramenta para um conhecimento irrestrito e de fácil acesso. Desejo uma única coisa: que a Wikipédia atinja 100 mil de verbetes ainda este ano. Ampla e gratuita, a Wikipédia é a nova enciclopédia que veio para desbancar a Encarta.

www.klimanaturali.org

Postagem Anterior Próxima Postagem