Rio Juruá | Afluente do Rio Amazonas

Rio Juruá | Afluente do Rio Amazonas

Rio Juruá, Afluente do Rio Amazonas
Rio Juruá
Rio brasileiro, um dos principais afluentes da margem direita do Rio Amazonas, o rio Juruá (denominado Yuruá no Peru) nasce nas escarpas da cordilheira dos Andes, na vertente oriental da serra de Contamana, situada no departamento peruano de Loreto, a uma altitude de 453m. Corre na direção noroeste e depois norte, quando entra no Brasil pelo estado do Acre. Ali banha a cidade de Cruzeiro do Sul, penetra no estado do Amazonas e vai mudando o curso em direção nordeste.

Rio Juruá

De sua nascente, nos Andes peruanos, até desembocar no Solimões, o Juruá forma tantos meandros que é considerado o rio mais sinuoso da bacia amazônica.

O Juruá desemboca no trecho do rio Amazonas conhecido como Solimões, nas proximidades da ilha Taiaçutuba. Percorre uma extensão total de aproximadamente três mil quilômetros, dos quais cerca de 1.500 são navegáveis. Seus principais afluentes são, pela margem direita, os rios Humaitá, Valparaíso, Gregório, Eiru e Xiruá; e, pela margem esquerda, os rios Ouro Preto, Juruá-Mirim, Moura e Ipixuna.

Postagem Anterior Próxima Postagem