Abdome, Maior Cavidade do Corpo Humano

Abdome, Maior Cavidade do Corpo Humano

Abdome, Maior Cavidade do Corpo Humano

O limite superior do abdome é o diafragma, músculo que o separa da cavidade torácica; o inferior são os ossos ilíacos. No plano vertical, localiza-se entre a coluna vertebral e os músculos abdominais. A cavidade abdominal é revestida pelo peritônio, membrana que cobre sua parede interna (peritônio parietal) e também cada órgão ou estrutura contida em seu interior (peritônio visceral). O espaço entre o peritônio parietal e o visceral, a cavidade peritonial, contém uma pequena quantidade de líquido seroso, o que permite a livre contração das vísceras.

Situado na parte inferior do tronco, abaixo do tórax e acima da pélvis, o abdome é a maior cavidade do corpo humano. Nele estão contidos a maior parte do aparelho digestivo, o fígado, o baço, o pâncreas, os rins e as glândulas supra-renais.

O peritônio faz a ligação entre as partes viscerais e parietais do abdome e contribui para a fixação dos órgãos em seu interior. Suas diversas porções dividem o abdome em compartimentos. Algumas vísceras, como o pâncreas, se prendem às paredes abdominais por meio de grandes porções do peritônio. Outras, como o fígado, fixam-se por dobras do peritônio e por ligamentos, estes geralmente pouco vascularizados.

Os ligamentos peritoniais são dobras muito resistentes cuja função é unir as vísceras entre si ou à parede abdominal. Sua nomenclatura deriva das estruturas por eles unidas (ligamento gastrocólico, que une o estômago ao cólon; ligamento esplenocólico, que conecta o baço ao cólon), ou de sua forma (ligamento circular e ligamento triangular).

Os mesentérios são outro tipo de dobras do peritônio, ligadas à parede do abdome e às vísceras anexas. São ricos em vasos sanguíneos que irrigam os órgãos envolvidos. Os mesentérios mais importantes são: o do intestino delgado; o mesocólon transverso, que liga a parte transversal do cólon à parede posterior do abdome; e o mesosigmóide, que envolve a porção sigmoidal do cólon.

Os epíploos são outro tipo de dobras do peritônio, cuja função é recobrir os nervos, vasos sanguíneos, canais linfáticos e tecidos conjuntivo e adiposo. O maior dos dois epíploos pende como um avental do intestino delgado e o outro, de menor tamanho, se estende do estômago ao fígado.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem