Aerodinâmica | Princípios Teóricos e Experimentais

Aerodinâmica | Princípios Teóricos e Experimentais

Aerodinâmica | Princípios Teóricos e Experimentais
Aerodinâmica é o ramo da ciência física que analisa os movimentos do ar e de outros fluidos gasosos, estudando as forças estabelecidas entre os corpos móveis e as massas de ar que os envolvem.

Estudos detalhados sobre a resistência oferecida pelo ar e a estabilidade de veículos em movimento são essenciais à fabricação dos automóveis modernos, dos aviões e de todos os meios de transporte que se deslocam a grandes velocidades.

Trata-se de uma disciplina científica de enorme importância prática no âmbito das indústrias militar e de transporte; de fato, seu objetivo essencial é a determinação dos princípios que controlam o movimento e a estabilidade de aviões, barcos e trens de alta velocidade, bem como aqueles aspectos relacionados ao deslocamento de projéteis e mísseis.

Além disso, as leis estabelecidas através de análises aerodinâmicas são aplicáveis também na engenharia civil, uma vez que eles regem, entre outras coisas, as forças de resistência apresentadas por pontes e demais edificações quando submetidas à ação de ventos de grande intensidade.

Princípios teóricos e experimentais

Princípios teóricos e experimentais

Os estudos aerodinâmicos têm como objetivo fundamental a manutenção, nos corpos analisados, do denominado estado de equilíbrio dinâmico, no qual as forças desenvolvidas durante seu movimento devem ser compensadas por aquelas produzidas pelas massas de ar, em cujo interior o corpo se desloca. As leis que regulam essa disciplina utilizam a análise matemática para descrever as condições ideais de voo ou de deslocamento sobre superfícies sólidas ou líquidas.

Embora o campo de aplicação da teoria aerodinâmica englobe especialidades tão distintas quanto o tratamento das resistências do ar, a ventilação de altos-fornos ou o desenho industrial de aviões, trens e automóveis, seu maior interesse está centrado na descrição das forças que intervêm no deslocamento dos corpos no ar.

Essa disciplina teve sua origem nos trabalhos de Galileu Galilei, Christiaan Huygens e Isaac Newton, os quais, por meio de diferentes experiências, estabeleceram o conceito de resistência do ar, determinando, também, sua magnitude. Esses pesquisadores concluíram que o valor dessa grandeza é proporcional ao quadrado da velocidade do corpo móvel, ao quadrado do seno do seu ângulo de inclinação, à densidade do ar e à seção do objeto perpendicular à direção da corrente de ar.

A partir dessa relação, baseada em princípios mecânicos, numerosos estudiosos desenvolveram as mais diversas teorias sobre os efeitos da viscosidade do ar e da sustentação -- força perpendicular à direção do corpo, que o sustenta em movimento --, entre outros conceitos que formaram o núcleo dos princípios aerodinâmicos.

Partindo-se do conjunto básico de leis gerais, é possível obter-se dados, os quais, por sua vez, permitem fabricar maquetes de aviões e demais veículos sobre as quais são realizados os testes que irão determinar o desenho final desses equipamentos.

Cientistas como o inglês Frederick William Lanchester e Ludwig Prandtl, físico alemão considerado o pai da aerodinâmica moderna, realizaram investigações que revolucionaram os estudos de estabilidade, sustentação e equilíbrio de corpos em voo. Seus trabalhos assentaram as bases para a solução de problemas que foram surgindo à medida que a velocidade dos veículos em geral, e em particular, dos aviões, era aumentada.

Fatores como ondas de choque, formadas pela acumulação de pressão ao ultrapassar-se a velocidade do som; as camadas -- limite, nas quais são produzidos deslocamentos de forças originadas pela viscosidade; ou os fenômenos térmicos, característicos das velocidades elevadas, são algumas das variáveis que devem ser consideradas no estudo aerodinâmico de aparelhos destinados a superar a velocidade do som.

Meios de ensaio e observação Para realizar suas experiências, a maioria dos laboratórios destinados a estabelecer os condicionamentos aerodinâmicos do projeto de meios de transporte, utiliza os denominados túneis de vento, instalações nas quais se submete uma maquete do veículo que se deseja analisar a correntes de ar forçadas, de velocidade controlada. Existem diferentes tipos de túneis de vento, classificados em túneis de circuito aberto ou fechado, e de funcionamento contínuo ou com utilização de rajadas controladas de ar.

Por outro lado, de acordo com a velocidade que se deseja obter, essas instalações podem ser classificadas ainda em: subsônicas, se as velocidades nela desenvolvidas forem inferiores à do som; supersônicas, quando estão compreendidas entre cinco e dez vezes o valor dessa velocidade; ou hipersônicas, se as forças desenvolvidas em seu interior resultam em velocidades superiores a dez vezes a do som.

Os ensaios realizados nesses túneis oferecem a possibilidade de calcular a intensidade das  forças atuantes, mediante a obtenção da resultante de suas três componentes parciais: as denominadas forças de sustentação, as de resistência ao deslocamento do veículo e aquelas associadas a esforços laterais.

Da mesma forma, essa análise permite otimizar a resistência, o desenho e a posição de cada elemento da estrutura, pela avaliação dos esforços aplicados a esse componente. A esse respeito, cabe ressaltar o interesse na visualização das correntes de saída do ar, durante o ensaio da maquete no túnel de vento. As imagens podem ser obtidas diretamente por meio de fotografias do processo, em condições adequadas de iluminação, ou mediante a análise de diagramas analíticos. Para tal, recorre-se , frequentemente ao traçado de curvas sobre um sistema de eixos cartesianos, as quais representam as forças principais que devem ser analisadas para obter as condições aerodinâmicas desejadas.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem