Artigo | Classe de Palavras em Língua Portuguesa

Artigo | Classe de Palavras em Língua Portuguesa

Artigo | Classe de Palavras em Língua PortuguesaEm português, artigo é a palavra variável que precede o substantivo e concorda com este em número e gênero. Quando determina o substantivo de maneira particular, chama-se definido (o, a, os, as); quando a ele se refere de maneira geral, chama-se indefinido (um, uma, uns, umas). Assim como determina ou indetermina o substantivo, o artigo, anteposto a qualquer outra categoria gramatical transforma-a em substantivo, como em o amar, o sim, os longes, a louca.

Embora não seja essencial ao discurso e, por isso, em alguns casos possa até ser omitido, o artigo muitas vezes altera substancialmente o significado de uma frase como, por exemplo, se em vez de "acharam uma mulher", anuncia-se que "acharam a mulher".

Além de suas formas simples, os artigos definidos apresentam formas em que se combinam com as preposições a, de, em, por, o que dá origem a ao, do, nas, pelos etc. Quando o artigo definido feminino (a, as) se combina com a preposição a, forma-se a crase, encontro de duas vogais idênticas, escritas uma ao lado da outra no português arcaico (aa) e hoje representadas com um acento grave (à): elas chegaram cedo à cidade. Ao se substituir a palavra cidade por outra que seja masculina, percebe-se claramente a existência do artigo e da preposição: elas chegaram cedo ao lugar. Os artigos indefinidos combinam-se com as preposições em e de, o que dá origem a num, numa, nuns, numas, dum, duma etc.

Antes de nomes próprios de pessoa, a presença do artigo é de uso coloquial e familiar: "O João está?", "A Maria já foi embora", dando também conotação de informalidade o uso do artigo anteposto aos adjetivos possessivos, como em o meu pai, a nossa menina etc. Em contrapartida, a omissão do artigo, nesses casos, dá à frase um toque de elegância. Também se omite o artigo antes de certas expressões de tratamento, antes de palavras como terra e bordo quando usadas como antônimos (os passageiros vieram de bordo para terra) e antes da palavra casa, quando não se refere a uma moradia específica (chegou cedo a casa). Alguns nomes de cidade são empregados com artigo (o Rio de Janeiro, o Cairo, o Porto; opcionalmente, o Recife).

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem