Detector de Partículas
Detector de partículas é um instrumento de alta precisão que permite
determinar a densidade e a trajetória de diferentes manifestações de
radiação num meio material. Os detectores são usados tanto para contar
partículas radioativas que atravessam um ponto como para rastreá-las por
meio dos traços que deixam sobre um fundo gasoso ou emulsionado.
Devido a sua facilidade de construção e manutenção, o contador Geiger-Müller, ou contador Geiger, usado para monitorizar a presença de radiação, é o tipo mais comum de detector de partículas.
Os instrumentos de detecção se diferenciam entre os elétricos e os de visualização direta. No primeiro grupo se enquadram o contador Geiger e a câmara de ionização, muito usada nos grandes laboratórios de física experimental. O contador Geiger se compõe de um arame que, disposto ao longo do eixo de um cilindro metálico cheio de gás, registra e amplifica a corrente elétrica produzida pela passagem de partículas através do gás. A câmara de ionização consiste num reservatório gasoso com eletrodos de polaridades opostas. A passagem de partículas pelo gás gera íons e elétrons, captados pelos eletrodos.
A câmara de Wilson, ou câmara de nuvem, é um detector do tipo visual no qual a passagem de uma partícula através de um gás saturado produz, por condensação, uma esteira de gotas que pode ser fotografada. A análise da fotografia obtida permite conhecer a trajetória tridimensional da partícula.
www.klimanaturali.org