Auditoria, O Que é Auditoria?

O grau de desenvolvimento alcançado pelas grandes empresas, aliado à crescente complexidade de suas atividades, tornou imprescindível o surgimento de uma nova atividade profissional, a auditoria.
Os denominados auditores externos, ou censores de contas, são agentes com total independência em relação às pessoas responsáveis pela emissão dos diversos documentos contábeis. Esses agentes encarregam-se de analisar se os dados fornecidos pelas empresas são compatíveis com sua real situação financeira. Verificam também se a geração desses dados obedeceu às regras de contabilidade geralmente aceitas. Suas conclusões interessam, entre outros, a acionistas, clientes, entidades credoras e organismos governamentais.
A atividade de controle de empresas privadas é encomendada, em geral, a auditores particulares ou a empresas especializadas, que utilizam, em sua investigação, técnicas e procedimentos homogêneos. Organizações como a Comissão Internacional de Uniformização Contábil, fundada em 1973, se encarregam de sistematizar as principais normas de auditoria. A auditoria dos órgãos da administração estatal é feita por instituições de caráter público, que recebem denominações distintas conforme o país, tais como tribunal de contas e órgãos de fiscalização.
A auditoria interna tem como função solicitar informações relevantes e colocá-las à disposição da diretoria da empresa, determinando se elas satisfazem às exigências do sistema contábil e se este se ajusta às necessidades reais da organização. Uma das atividades desempenhadas pelos auditores internos é a chamada pré-auditoria, que consiste na verificação da autenticidade de faturas, contas ou outros documentos, antes de se proceder a seu exame contábil ou de aboná-los ou impugná-los.
http://www-geografia.blogspot.com.br/