Binóculo

Binóculo

#Binóculo

Binóculo é um instrumento óptico composto por duas lunetas reunidas de forma a permitir uma observação cômoda com os dois olhos. O sistema óptico desse instrumento é constituído por uma objetiva, formada por uma lente convergente colada entre duas divergentes; por uma ocular, formada por uma lente divergente colada entre duas convergentes, de modo que o conjunto constitua um sistema centrado; e por dois prismas, isolados ou reunidos em bloco único. Em virtude da disposição desses prismas, os raios luminosos percorrem três vezes a distância que vai da objetiva à ocular. A focalização é conseguida por meio de um parafuso, que faz o tubo que contém a ocular deslocar-se na direção da objetiva ou em direção contrária.

Utilizados para observação de objetos a longas distâncias, os binóculos fornecem imagens de ótima qualidade, com aumentos relativamente grandes e uma boa profundidade de campo.

As imagens obtidas são livres de aberrações cromáticas e astigmatismo. Além disso, a visão binocular produz efeito estereoscópico, permitindo distinguir melhor os diferentes planos da área observada. Esse efeito é favorecido pelo fato de ser a convergência do sistema da objetiva maior que a do sistema ocular. Os binóculos são classificados em números como 6x30, 7x50 e 8x30; o primeiro número indica a ampliação, e o segundo, o diâmetro da objetiva em milímetros.

Os binóculos de teatro compõem-se de duas lunetas formadas por sistemas simples de lentes, resultando em magnificações de 2,5 a 4 vezes, o que permite a observação a distâncias relativamente curtas.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem