Colonização Portuguesa na Amazônia

Colonização Portuguesa na Amazônia

Colonização Portuguesa na Amazônia

O Forte São José do Rio Negro foi construído na margem esquerda do Rio Negro no ano de 1669, para que reforçasse a exploração portuguesa na região norte.

A vila que surgia ao redor do Forte recebeu o nome de Manaós (Mãe dos Deuses), devido à tribo que habitava a região.Somente em 24 de outubro de 1848, foi elevada a categoria de cidade, chamada então de Cidade da Barra do Rio Negro.

Em 4 de setembro de 1856, voltou a ser chamada de Manaus. Bastante importante no século XX, Manaus era fator de grande importância na época áurea da borracha. A região Amazônica até então, era o lugar de extração e comercialização da borracha.

Em apenas duas décadas, Manaus já recebia muitos investimentos dos chamados ?Barões do Látex? que transformavam aquela cidade antes esquecida, na ?Paris dos Trópicos?

Nesta época, o governador Eduardo Ribeiro coordenou a construção do grandioso Teatro Amazonas, do Mercado Adolpho Lisboa, e de largas avenidas e parques visando reforçar o desenvolvimento da cidade .A cidade de Manaus foi também a primeira a receber o bondinho elétrico no Brasil.

A partir de 1910, a produção de borracha foi diminuindo sua produção até se tornar totalmente estagnada. E no ano de 1912, o ciclo da borracha entrou em decadência devido à concorrência da Malásia. Esta com plantações mais organizadas e de melhor acesso tornava a extração mais econômica.

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem