Peixe | Biologia dos Peixes
Características físicas dos Peixes
Muitos tipos de peixes têm certas características em comum. Todos os peixes são vertebrados, ou seja, todos possuem vértebras. Eles são animais de sangue frio, então sua temperatura corporal muda com a temperatura ambiente. Eles geralmente respiram através de órgãos chamados guelras e têm pares de nadadeiras em vez de braços e pernas. O corpo da maioria dos peixes é coberto por escamas. Por outro lado, o tamanho e a aparência variam muito. Ao longo de milhões de anos, alguns peixes desenvolveram características ou adaptações únicas para ajudá-los a sobreviver.
Comportamento dos Peixes
Os peixes geralmente nadam movendo o corpo e a cauda para um lado e para o outro. Além de funcionar como freio, as aletas também proporcionam equilíbrio e direção. Para sair rapidamente da posição estática, alguns peixes lançam um jato de água pelas guelras, empurrando-os para a frente. Os nadadores mais rápidos, como o atum, podem atingir velocidades de 30 milhas por hora.
Reprodução dos Peixes
Todos os peixes nascem de ovos. Em geral, as fêmeas liberam ovos e os machos liberam esperma na água. Quando os ovos e o esperma se encontram, os ovos são fertilizados. Muitos ovos e filhotes são comidos por outros peixes. Para aumentar a chance de sobrevivência de sua cria, algumas fêmeas liberam até 1 milhão de ovos. Alguns tipos de peixe tentam proteger seus ovos. A fêmea cava um ninho no fundo arenoso e ali desova. A fêmea do cavalo-marinho põe seus ovos em uma bolsa na barriga do macho, onde eles ficam até eclodir. Alguns bagres machos mantêm os ovos na boca. Às vezes os ovos são fertilizados e permanecem no corpo da fêmea até o nascimento dos filhotes. Peixes que nascem dessa maneira têm mais chance de sobreviver. Os barrigudinhos e alguns tubarões dão à luz crias já desenvolvidas.