Ação (Economia)

Ação (Economia)

Ação

A economia capitalista criou um mecanismo de captação de capital que permite a qualquer pessoa ser dona de uma pequena parcela de uma grande empresa. Quando alguém compra ações de uma companhia, torna-se proprietário desta e habilita-se a receber os dividendos correspondentes a sua parte.


Ação é a menor fração do capital social de uma empresa do tipo sociedade anônima ou sociedade em comandita por ações. As primeiras sociedades por ações dedicadas a atividades comerciais se constituíram ainda no período do capitalismo mercantilista. Considerada pelos defensores do capitalismo como instrumento de democratização do capital, a sociedade por ações é apontada pelos críticos do regime como um recurso para subtrair economias aos pequenos poupadores, já que o controle e os maiores benefícios das sociedades por ações permanecem em mãos dos acionistas majoritários. Do ponto de vista prático, é simplesmente uma forma como as empresas atraem capital.


As ações, como os cheques e outros valores, podem ser nominativas ou ao portador, sendo estas últimas negociáveis sem a necessidade de transferência. Na maior parte dos casos, são nominativas as ações de sociedades que dependem de autorização do poder público para seu funcionamento. Dependendo dos direitos que conferem a seus donos, as ações podem ser ordinárias, ou comuns, quando atribuem o direito ao voto nas assembléias da empresa, e preferenciais, que geralmente garantem a seus donos a prioridade no recebimento dos dividendos. A ação que ainda não recebeu direitos como dividendos, bonificações ou subscrições denomina-se cheia. Escritural é a ação que fica depositada em nome do acionista numa instituição escolhida pela empresa emissora.


É próprio das ações terem dois valores que raramente coincidem. O valor nominal é o que a ação traz inscrito em seu teor e representa a fração correspondente do capital social. O valor de mercado é aquele pelo qual efetivamente a ação é negociada. Este último é determinado pela lei da oferta e procura e está sujeito a variações decorrentes dos mais diversos fatores, como a expectativa de lucratividade da empresa e as crises políticas.


As ações são geralmente negociadas em bolsas de valores. Nos períodos de alta do mercado acionário, o valor das ações em seu conjunto experimenta uma elevação. Nos períodos de baixa, o valor cai e pode trazer grandes prejuízos para quem comprou na alta. Essas flutuações conferem às transações com ações o atrativo próprio dos jogos de azar.


Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem