Rio Guaporé | Mato Grosso e Rondônia

Rio Guaporé | Mato Grosso e Rondônia

Rio Guaporé

O rio Guaporé nasce na Serra dos Parecis, no estado brasileiro de Mato Grosso, cerca de 150 km a nordeste de Pontes e Lacerda. Corre primeiro para sul, margeando a serra de Santa Bárbara, para depois virar para oeste. Neste trecho, cruza a cidade de Pontes e Lacerda e segue para oeste por mais 120 km, até Vila Bela da Santíssima Trindade, onde desagua no Rio Alegre. Segue no sentido norte, trecho de 180 km em que recebe os rios Sararé e Galera pela margem direita e desemboca no município de Betânia. De Betânia corre para o noroeste e faz fronteira entre o Brasil (estados de Mato Grosso e Rondônia) e a Bolívia (departamentos de Santa Cruz e Beni). Daqui é conhecido como rio Guaporé, do lado brasileiro, e Iténez do lado boliviano.

Rio Guaporé | Mato Grosso e Rondônia
Rio Guaporé

Nesse longo trecho, de cerca de 850 km, recebe muitos afluentes em ambas as margens. Atravessa as localidades de Pimenteiras, Rolim de Mouras, Pedras Negras, Mateguas, Bacabalzinho, Costa Marquesa, Príncipe da Beira e, finalmente, Sorpresa, onde desagua no Rio Mamoré depois de percorrer uma extensão total de 1.530 km. Em seguida, o Mamoré-Guaporé se junta ao Rio Beni em Villabella para formar o Rio Madeira.

Rio Guaporé | Mato Grosso e Rondônia
Rio Guaporé | Mato Grosso

A superfície de sua bacia na Bolívia é de 186.460 km², e mais de 80.000 km² no Brasil, totalizando 266.460 km².

Rio Guaporé

Suas águas também passam pelo Parque Nacional Noel Kempff Mercado, no departamento de Santa Cruz, na Bolívia.

Rio Guaporé
Rio Guaporé

A profundidade máxima do rio Iténez é de 68,5 m a cerca de 370 km, na altura da cidade de Piso Firme. No trecho que forma a orla, sua largura máxima é de 912 m, e a mínima é de 325 m.


www.klimanaturali.org

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem