Mar do Japão

Mar do Japão

Mar do Japão

O Mar do Japão é um corpo de água localizado entre o Japão, a leste, e o continente asiático, a oeste. Também é conhecido como o Mar do Japão e faz fronteira com as ilhas japonesas de Hokkaido, Honshu e Kyushu a leste, e pela Rússia, Coréia do Norte e Coréia do Sul a oeste.

O Mar do Japão tem aproximadamente 978.000 quilômetros quadrados (378.000 milhas quadradas) de tamanho, com uma profundidade média de 1.752 metros (5.748 pés). O mar é caracterizado por suas bacias profundas e estreitas, separadas por cordilheiras e planaltos subaquáticos. O ponto mais profundo do Mar do Japão é a Trincheira do Japão, que atinge uma profundidade de 8.486 metros (27.841 pés).

O Mar do Japão é um importante local de pesca, com uma variedade de espécies de peixes, como sardinha, anchova e salmão. O mar também é uma importante rota de navegação para o comércio entre o Japão, a Rússia e outros países asiáticos. Além disso, o mar tem importância estratégica para a defesa do Japão e é utilizado para exercícios de treinamento militar das Forças de Autodefesa Japonesas.

O Mar do Japão também é conhecido por suas fortes correntes sazonais, que são influenciadas pelos ventos das monções e pelas diferenças de temperatura e salinidade entre o mar e os oceanos vizinhos. A Corrente de Tsushima, que flui do sul, traz águas quentes e ricas em nutrientes para o mar e sustenta um ecossistema diversificado de plantas e animais marinhos. O mar também abriga várias espécies endêmicas, como o leão-marinho japonês, hoje considerado extinto.

O Mar do Japão tem uma história geológica complexa, com evidências de atividade tectônica e erupções vulcânicas. O mar está situado ao longo do Círculo de Fogo do Pacífico, região onde ocorrem muitos terremotos e erupções vulcânicas. Em 2011, o Mar do Japão foi afetado pelo Grande Terremoto do Leste do Japão, que desencadeou um tsunami que causou danos significativos e perda de vidas ao longo da costa do Japão.

Apesar de sua importância ecológica e estratégica, o Mar do Japão também tem sido uma fonte de tensão política entre o Japão e seus países vizinhos. 

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem