População das 16 Cidades do Estado do Amapá

População das 16 Cidades do Amapá

População das 16 Cidades do Amapá

O estado do Amapá é uma das 27 unidades federativas do Brasil, localizado na região Norte do país. Sua capital é Macapá e faz fronteira com a Guiana Francesa a norte e com o estado do Pará a sul e oeste. Sua área territorial é de 142.828,521 km² e sua população, de acordo com estimativas do IBGE em 2021, é de cerca de 877.613 habitantes.

O estado do Amapá tem uma economia baseada na exploração mineral, especialmente de manganês, além da pesca, agricultura e turismo. O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, a maior área de floresta tropical do mundo, localizada na região fronteiriça com a Guiana Francesa, é uma das principais atrações turísticas da região. O estado também é conhecido pela forte presença de comunidades indígenas, que preservam sua cultura e tradições.

Além disso, o estado do Amapá tem grande potencial para o desenvolvimento de energias renováveis, como a eólica e a solar, devido à sua posição geográfica privilegiada, próxima à linha do Equador, e ao fato de ter boa parte de seu território coberto pela floresta amazônica.

Culturalmente, o estado do Amapá é marcado pela influência dos povos indígenas, quilombolas e da cultura afro-brasileira. Suas manifestações culturais incluem o marabaixo, uma dança e canto típicos, o batuque, um ritmo musical afro-brasileiro, e o curraleiro, uma dança de origem indígena.

O estado do Amapá foi criado em 1988, a partir do desmembramento do estado do Pará, e desde então tem buscado seu desenvolvimento socioeconômico e a preservação de sua rica diversidade cultural e ambiental.

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem