Igreja Presbiteriana

Igreja Presbiteriana

Igreja PresbiterianaA Igreja Presbiteriana tem como ensinamentos de João Calvino, um dos grandes líderes da Reforma Protestante. Começando na Inglaterra e na Escócia, a Igreja Presbiteriana depois se espalhou pelo mundo.

Fundada pelo escocês John Knox (1514-1572), tem os princípios fundamentais enunciados na Confissão de Fé de Westminster, em 1643. Segue a doutrina religiosa do teólogo francês João Calvino, reformador contemporâneo de Lutero. Enfatiza a leitura e a interpretação da Bíblia e adota o sacramento do batismo e da eucaristia.

A Igreja Presbiteriana é uma denominação protestante em que cada igreja é liderada por um conjunto de presbíteros. Os ensinamentos da Igreja Presbiteriana se baseiam no Calvinismo. Muitas igrejas presbiterianas também são conhecidas como igrejas reformadas.

Cada igreja presbiteriana escolhe líderes, ou anciãos, conhecidos como presbíteros. Os presbíteros governam e organizam a igreja. Alguns presbíteros são escolhidos para ser pastores, pregando e ensinando.

Quando os presbíteros das igrejas de uma certa região se juntam para discutir assuntos importantes, o conjunto de presbíteros é chamado de “presbitério”. Algumas igrejas presbiterianas também têm diáconos, que fazem diversos trabalhos na igreja, debaixo da liderança dos presbíteros.

Em que a Igreja Presbiteriana acredita?
Existem muitas igrejas presbiterianas diferentes mas a maioria dos presbiterianos aceita a Confissão de Fé de Westminster e crê:

Em um só Deus, criador de todas as coisas, que é uma Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo.

Que a Bíblia é a palavra de Deus e o único fundamento para toda crença – 2 Timóteo 3:16-17.

Que todos pecaram e merecem castigo eterno – Romanos 3:23-24.

Que Jesus Cristo é o Filho de Deus, que morreu pelos nossos pecados e ressuscitou ao terceiro dia – 1 Coríntios 15:3-5.

Na salvação pela fé em Jesus como salvador – Efésios 2:8-9.

Na predestinação, que ensina que Deus já escolheu quem será salvo (ou “eleito”) e Sua graça não pode ser rejeitada por quem foi escolhido – leia aqui: o que é a predestinação?

Que o batismo e a Santa Ceia são sacramentos que conferem a graça de Deus aos que creem.

Que Jesus voltará, os mortos serão julgados e os eleitos terão a vida eterna – 1 Tessalonicenses 4:16-17.

A Igreja Presbiteriana e a Bíblia - A maioria dos ensinamentos da Igreja Presbiteriana têm boa base bíblica e pouco motivo de controvérsia. A Igreja Presbiteriana normalmente incentiva a participação dos crentes na igreja e o estudo para ganhar mais conhecimento (Provérbios 4:6-7).

No entanto, como em qualquer igreja, nem tudo é perfeito. A Igreja Presbiteriana apoia o batismo de bebês, que não tem grande embasamento bíblico. Além disso, o conceito de predestinação é complicado e é muito importante lembrar que, apesar de tudo que Deus tem planeado, nós temos poder de escolha e somos responsáveis por nossos atos.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem