Tétano - Sintomas, Prevenção e Tratamento

Tétano - Sintomas, Prevenção e Tratamento

#Tétano - Sintomas, Prevenção e TratamentoO Tétano é uma doença infecciosa causada pela bactéria Clostridium tetani (bacilo de Nicolaier) e transmitida pelo contato de ferimentos superficiais ou profundos com terra, ferrugem ou fezes, onde vive a bactéria. Ao se instalar na lesão, o microrganismo começa a produzir uma toxina que atinge as terminações dos nervos, migrando até a medula e desorganizando os impulsos nervosos. Com isso, deixa os músculos em contração permanente. O ferimento do cordão umbilical dos recém-nascidos é uma das portas de entrada da bactéria. Nesse caso, a doença é chamada de tétano umbilical ou neonatal.

Sintomas - Os primeiros sintomas costumam aparecer de sete a dez dias após a contaminação e seguem uma ordem determinada. Inicialmente, ocorre o tétano local, a rigidez dos músculos na região do ferimento. Em seguida, surgem contrações permanentes e convulsões. Também podem ocorrer dor nas costas e nos membros e rigidez na nuca e na parede abdominal. Os sintomas costumam intensificar-se com estímulos luminosos, manuseio do ferimento, secreção e tosse. A doença pode levar à morte do doente por asfixia.

Prevenção e tratamento - A prevenção é feita com a vacina tríplice, que deve ser reforçada até a idade adulta. Quando uma pessoa é ferida, deve limpar o local com água e sabão e, se existirem corpos estranhos, fazer limpeza cirúrgica. Em seguida, é preciso tomar soro antitetânico e antibiótico e permanecer em observação. Para combater as dores e a rigidez dos músculos, são usados sedativos e medicamentos músculo-relaxadores. É falsa a ideia de que ao ferver os objetos se mata a bactéria do tétano, já que ela sobrevive a alta temperatura.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem