Zero Absoluto

Zero Absoluto

Zero AbsolutoO Zero Absoluto corresponde à temperatura de -273,15 °C (-459.69 °F). Nesta temperatura, uma substância não contém energia nenhuma. Esta temperatura é a mais baixa temperatura possível. Corresponde ao ponto de partida (zero) do sistema kelvin.

Pode ser demonstrado, a partir das leis da Termodinâmica, que a temperatura jamais pode ser exatamente igual a 0 kelvin (0 K); este é o mesmo princípio que garante que nenhum sistema tem uma eficiência de 100%, apesar de ser possível alcançarem-se temperaturas próximas de 0 K.

Propriedades - A temperaturas extremamente baixas, nas vizinhanças do zero absoluto, a matéria exibe muitas propriedades extraordinárias, incluindo a supercondução, a superfluidez e Condensação de Bose-Einstein. A fim de estudar tais fenômenos, os cientistas têm trabalhado na obtenção de temperaturas cada vez mais baixas. Até 2004, a temperatura mais baixa obtida para um condensado Bose-Einstein era de 450 pK, ou 4,5 ×10-10 K. Esta façanha foi realizada por Wolfgang Ketterle e colegas do MIT (A Leanhardt et al. 2003 Science 301 1513). A mais baixa temperatura jamais obtida foi de 250 pK, durante uma experiência de Ordenação magnética nuclear no Laboratório de Baixas Temperaturas da Universidade de Tecnologia de Helsinki.

Curiosidades - A nebulosa Bumerangue recebeu recentemente o título de lugar mais frio do Universo (fora de um laboratório), a somente -272 graus Celsius (1 kelvin). A nebulosa está a 5000 anos-luz da Terra (na constelação de Centauro). 

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem