Óxidos, Classificação e Definições de Óxidos

Óxidos, Classificação e Definições de Óxidos

Óxidos, Classificação e Definições de Óxidos
Um óxido é um composto químico binário formado por átomos de oxigênio com outros elementos. Nos óxidos, o elementos mais eletronegativo é o oxigênio. Os compostos OF2 ou O2F2 não são óxidos pois o flúor é mais eletronegativo que o oxigênio. Estes compostos são chamados fluoretos de oxigênio.

Os óxidos constituem um grande grupo na química pois a maioria dos elementos químicos formam óxidos. Alguns exemplos de óxidos com os quais convivemos são: ferrugem (óxido de ferro III), gás carbônico (óxido de carbono IV ou dióxido de carbono), cal (óxido de cálcio).

Classificação

Óxidos Básicos

Definição
São óxidos em que o elemento ligado ao oxigênio é um metal com baixo número de oxidação (nox < +3). Os óxidos de caráter mais básico são os óxidos de metais alcalinos e alcalino-terrosos. Os óxidos básicos possuem estrutura iônica devido à diferença de eletronegatividade entre o metal (que é baixa) e o oxigênio (que é alta), por terem este caráter iônico apresentam estado físico sólido. Alguns exemplos:

Na2O óxido de sódio
CaO óxido de cálcio (cal viva)
BaO óxido de bário (barita)
Cu2O óxido de cobre I (cuprita)
CuO óxido de cobre II (óxido cuproso)
FeO óxido de ferro II (óxido ferroso)

óxido nítrico (NOÓxido Nítrico (NO)O óxido nítrico (NO) é um gás solúvel, altamente lipofílico sintetizado pelas células endoteliales, macrófagos e certo grupo de neurônios do cérebro. Tem um mecanismo de ação paracrino sobre a célula que actua induciendo la guanosin monofosfato cíclico (GMP) que produce entre otros efectos relajación de músculo liso lo que provoca como acciones biológicas, vaso y broncodilatación.

ÓXIDO NITROSO

Óxido Nitroso

O óxido nitroso se apresenta na forma de um gás incolor, cuja fórmula química é N2O e sua fórmula estrutural é N---O---N.

Ficha Técnica
Peso molecular: 44,02
Densindade absoluta: 0,8g/mL (líquido a 0ºC)
Densidade Relativa ou Peso específico: 1,527 (ar = 1,0)
Calor específico: 0,20 cal/g
Calor Latante de vaporização: 98,6 cal/g
Ponto de ebulição: -88,44ºC
Pressão de vapor: 1,0 atm (a -88,44ºC)
Pressão crítica: 71,7 atm
Temperatura crítica: 36,5ºC

óxido de alumínio (Al2O3)Óxido de Alumínio (Al2O3)O óxido de alumínio (Al2O3) é um composto químico de alumínio e oxigênio. Também é conhecido como alumina, um nome usado frequentemente pelas comunidades mineira, de cerâmica e da ciência dos materiais.

O óxido de alumínio é o principal componente da bauxite, o principal minério de alumínio. Industrialmente, a bauxite é purificada em óxido de alumínio através do processo de Bayer, e o óxido é depois convertido em alumínio metálico pelo processo de Hall-Heroult.

Zircônia CúbicaAs pedras preciosas rubi e safira são compostas principalmente por óxido de alumínio e as suas cores características são-lhes dadas por traços de impurezas.

Zircônia CúbicaZircônia Cúbica (ou CZ) óxido de zircõnio (ZrO2), é um mineral extremamente raro na natureza, mas largamente sintetizado como imitação do diamante. O material sintetizado é duro, opticamente perfeito e geralmente incolor, mas pode ser produzido numa grande variedade de cores. Não deve ser confundido com zircão, silicato de zircónio(ZrSiO4).

Postagem Anterior Próxima Postagem