Antena | Dispositivo Emissor de Ondas

Antena | Dispositivo Emissor de Ondas

Antena | Dispositivo Emissor de Ondas

Antena é um dispositivo utilizado para a transferência de energia de um circuito emissor de ondas eletromagnéticas para um meio de propagação, ou desse meio para um circuito de recepção.

Desenvolvidas pelo físico alemão Heinrich Hertz, em 1886, as antenas constituem componentes essenciais dos sistemas de transmissão e recepção de ondas eletromagnéticas.

Durante a realização de experimentos que visavam testar a teoria eletromagnética, proposta pelo físico e matemático inglês James Clerk Maxwell, Hertz construiu as primeiras antenas. Eram constituídas por duas placas metálicas conectadas a dois bastões, também metálicos, os quais, por sua vez, estavam ligados a duas esferas, separadas por uma distância definida. Uma bobina adaptada às esferas provocava um centelhamento, que atravessava o espaço entre as esferas, produzindo correntes eletromagnéticas oscilatórias nos bastões. Ao longo dos anos, vários tipos de antenas, com diferentes configurações, foram desenvolvidos visando atender a aplicações diversas.

Uma antena pode ser desenhada especificamente para transmitir ou receber sinais, mas essas duas funções também podem ser desempenhadas por um mesmo dispositivo. Além disso, é possível construir antenas que transmitem somente em frequências determinadas. Assim, em transmissões de rádio, as emissoras de AM (amplitude modulada) transmitem sinais de frequência na faixa de 535 a 1605 quilohertz, correspondendo a comprimentos de onda de cerca de centenas de metros, para os quais a dimensão da antena não é um fator crítico para seu desempenho.

Por outro lado, nas emissoras de FM (frequência modulada), as ondas se encontram na faixa de 88 a 108 megahertz, correspondendo a comprimentos de onda de somente três metros. Nesses casos, as dimensões da antena devem ser ajustadas cuidadosamente, para se conseguir transmissões e recepções de qualidade.

Esses dispositivos podem apresentar-se sob várias formas diferentes, desde bastões ou fios enrolados, até configurações mais complexas, formando estruturas tridimensionais. Já as antenas refletoras, denominadas parabólicas, utilizam discos parabólicos que coletam e focalizam a energia das ondas eletromagnéticas, da mesma forma que os espelhos utilizados em telescópios refletores captam os raios de luz.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem