Antídoto, O Que é Antídoto?

Antídoto, O Que é Antídoto?

#Antídoto, O Que é Antídoto?Antídoto é todo o medicamento ou substância empregada para anular ou inativar os efeitos tóxicos de uma substância nociva absorvida pelo organismo por ingestão, por introdução mecânica (picadas de animais) ou por contato com mucosas.

Seja por meio de agentes químicos específicos ou por métodos usados desde tempos ancestrais pela medicina caseira, os efeitos de um veneno ou a ação de um medicamento são neutralizados, eficazmente, por antídotos, ou contravenenos.

Os antídotos podem ser químicos, que mudam a natureza da substância tóxica, tornando-a insolúvel ou inofensiva; mecânicos, que impedem a absorção do veneno; ou fisiológicos, que anulam os efeitos do veneno no organismo. Existem antídotos específicos, como o iodeto de sódio, usado contra o bromo; a picrotoxina, contra os barbitúricos; o sulfato de cobre, contra o fósforo; ou a prostigmine, contra o curare. Há ainda os antídotos gerais, ou universais, de largo espectro, que agem contra variados venenos; é o caso do carvão animal (de ossos), igualmente eficaz contra venenos metálicos, ciânicos, sépticos e alcaloides, ou do ácido tânico, contra intoxicação por quinina, estricnina, chumbo, zinco e antimônio. São também antídotos os soros antiofídicos, preparados a partir do veneno de cobras e usados para neutralizar os efeitos desse veneno.

No socorro urgente a vítimas de envenenamento deve-se deixar ao médico a prescrição de medicamentos, mas são numerosos os antídotos de emergência aos quais recorre a medicina caseira em casos de intoxicação aguda, enquanto o veneno ainda está no estômago. Os vômitos provocados nem sempre são aconselháveis, e a lavagem de estômago só será feita por médico. Dos antídotos de emergência podem ser citados o suco de limão, o leite e o vinagre diluído, como agentes eficazes contra álcalis corrosivos; nos envenenamentos por ácidos é indicada a magnésia hidratada ou calcinada; contra o chumbo ou o sublimado corrosivo usa-se leite e clara de ovo; contra amoníaco, soda cáustica, cal e potassa, vinagre diluído ou suco de limão; contra o álcool metílico, bicarbonato de sódio; contra os compostos de prata, leite e clara de ovo; contra a atropina e o antimônio, chá preto; contra o arsênico, clara de ovo, carvão animal ou leite de magnésia; contra o iodo, água de arroz; contra os mercuriais, clara de ovo e leite; contra cogumelos venenosos, leite; e contra o veneno botúlico de alimentos estragados, bebidas mucilaginosas.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem