Areia, Funções e Utilizações da Areia

Areia, Funções e Utilizações da Areia

#Areia, Funções e Utilizações da Areia

Areia é um sedimento constituído principalmente de grânulos de quartzo (SiO2 = óxido de silício), de dimensões compreendidas entre 2 e 0,0625mm, originados, na maioria das vezes, da decomposição e desintegração de rochas portadoras desse material, como os granitos, arenitos e quartzitos, entre outros.

Além de quartzo, são freqüentes areias ricas de grânulos de feldspato, mica, zircão, magnetita, ilmenita, monazita, hiperstênio, granada, cassiterita, ouro, platina, turmalina, rutilo etc., quase todos minerais de grande estabilidade química e resistência física.

A areia, uma das matérias mais comuns na superfície dos continentes, ocorre nas dunas, nas praias e nos depósitos de rios, freqüentemente mascarada pela vegetação e pela argila.

Grânulos de natureza calcária, óxidos de ferro diversos e mesmo vidros vulcânicos são muitas vezes os constituintes dominantes das areias de certas localidades. As areias verdes, encontradas em profusão no fundo dos oceanos e em antigas rochas sedimentares, devem sua cor à presença do mineral verde glauconita, composto natural em cuja composição química entra o potássio.

Os grãos de areia são transportados pelos cursos de água ou pelo vento até o local de deposição. O transporte pelas águas em regiões montanhosas pode ocorrer rapidamente se as partículas forem carregadas em suspensão; isso, porém, não acontece normalmente: a areia é em geral levada por rolamento no leito dos rios.

Um rio de dimensões médias precisaria mais ou menos de um milhão de anos para conduzir seus depósitos arenosos a uma distância de cerca de 160km em direção à foz, uma vez que o transporte não é contínuo, mas intermitente, e muitos anos podem se passar até que sobrevenha um novo transporte de grãos acumulados em partes protegidas de um matacão.

Utilização - Quando isentas de impurezas e constituídas exclusivamente de grânulos de quartzo, as areias são usadas em quantidades substanciais, como fonte de sílica, nas indústrias de cerâmica, de vidros e de silicatos. Para tais fins, são necessários trabalhos preparatórios, como secagem, peneiração e classificação. Como o quartzo é um mineral de dureza relativamente alta e pobre de clivagem, as areias são amplamente usadas na indústria de abrasivos.

Areias são empregadas ainda na preparação do concreto, para moldes de metais em estado de fusão, bem como para a fabricação de tijolos refratários e de esmeril (SiC = carboneto de silício), obtido através da combinação da areia de quartzo puro e carvão. Areias de dimensões selecionadas podem ser utilizadas em maçaricos especiais para fins de corrosão sobre superfícies de materiais diversos. É por esse processo que se limpam peças de fundição ou superfícies oxidadas e se removem pinturas velhas. O mesmo processo é usado, ainda, na limpeza de fachadas de prédios recobertos de pedras e ladrilhos e na gravação de inscrições em estátuas e monumentos. Areias são utilizadas na filtragem de água para uso doméstico e industrial.

Além disso, camadas de areia intercaladas em outras rochas (por exemplo, argilas) constituem ótimos reservatórios de água.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem