Antropometria, O Que é Antropometria?

Antropometria, O Que é Antropometria?

#Antropometria, O Que é Antropometria?

Antropometria é a técnica que permite medir e confrontar sistematicamente dados sobre o corpo humano. Surgiu no século XIX, com o advento da biologia, da paleontologia e das teorias da evolução. No final do período, o uso dos dados antropométricos esteve frequentemente associado à demonstração de hipóteses que tentavam vincular o progresso cultural, intelectual ou tecnológico e supostas características raciais, com o fim de estabelecer-se uma hierarquia entre as raças, nos termos formulados pelo conde de Gobineau. O criminologista italiano Cesare Lombroso também a utilizou para fazer valer sua tese sobre o criminoso nato.

Inicialmente utilizada em teses duvidosas sobre a superioridade racial ou individual, a antropometria no século XX tornou-se técnica indispensável à paleoantropologia, contribuindo para o conhecimento efetivo da evolução dos hominídeos.

No século XX a antropometria adquiriu caráter realmente científico à medida que seus recursos se aperfeiçoaram e se tornou fundamental sua aplicação à paleoantropologia, na comparação de fósseis dos hominídeos ao longo de 13 milhões de anos. Mais recentemente, a antropometria ainda passou a ter emprego industrial, aeroespacial e assemelhados.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem