Flamboyant, Árvore da Família das Papilonáceas

Flamboyant, Árvore da Família das Papilonáceas

Flamboyant, Árvore da Família das Papilonáceas

Flamboyant (Delonix ou Poinciana regia) é uma árvore de crescimento rápido, que atinge de 6 a 12m de altura, esta árvore pertence à família das papilionáceas ou leguminosas, a mesma do tamarindeiro, que é igualmente muito copada, e de importantes espécies produtoras de vagens comestíveis, como o feijão, a ervilha e a soja.

Nativo de Madagascar, o flamboyant foi introduzido na maioria das regiões tropicais como espécie ornamental, devido à exuberância de suas flores, que desabrocham no verão, e à imponência da copa. O nome francês, que se traduz por "flamejante", alude às flores cor de fogo - vermelhas, alaranjadas ou amarelas - e é corrente em várias línguas.

São características do flamboyant as grandes folhas bipenadas, ou subdivididas como as penas das aves. Compostas por numerosos pares de folíolos, atingem de trinta a sessenta centímetros de comprimento. As flores, em geral muito abundantes, dispõem-se em corimbos ou cachos na extremidade dos ramos ou na axila das folhas superiores. O fruto é uma vagem castanho-escura e lenhosa que atinge cerca de cinquenta centímetros e contém diversas sementes, por meio das quais se processa a multiplicação da espécie. Pouco exigente em relação ao tipo de solo, o flamboyant adapta-se melhor ao clima quente, que lhe proporciona mais precoce e abundante floração.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem