Alegrete | Cidade do Rio Grande do Sul

Alegrete | Cidade do Rio Grande do Sul



A cidade de Alegrete situa-se na microrregião da Campanha Ocidental, a 490km de Porto Alegre e 205km de Santana do Livramento, numa altitude de 102m. O clima é ameno e em geral seco, mesmo no inverno, quando a temperatura raramente cai abaixo de zero.

Um dos mais prósperos municípios do Rio Grande do Sul, Alegrete nasceu por ocasião das guerras da Cisplatina, quando o governo imperial brasileiro tentou anexar a Banda Oriental (Uruguai).

O ano de 1811 assinalou as origens de Alegrete, pois nesse ano o governador e capitão-general da capitania, D. Diogo de Sousa, que se preparava para invadir a Banda Oriental, acampou à margem do rio Inhanduí. Mas cinco anos depois o aldeamento foi destruído por orientais e em 1817 o novo capitão-general, D. Luís Teles da Silva Caminha e Meneses, quinto marquês de Alegrete, autorizou sua reconstrução em outro local, às margens do Ibirapuitã ("rio da madeira vermelha"). Em 1831 o lugar ganhou categoria de vila, desmembrada de São Borja. Data histórica para Alegrete foi 1o de dezembro de 1842, quando ali se instalou a Assembleia Constituinte dos Farrapos. Em 1857 a vila foi transformada em cidade.

ALEGRETE, CIDADE DO RIO GRANDE DO SUL

A vida econômica do município baseia-se na criação de gado, na indústria de frigoríficos e na agricultura, sobretudo de arroz. Dentre os eventos de interesse turístico, destacam-se a Campereada Internacional, em março, e a Semana Farroupilha, em setembro.


www.klimanaturali.org
www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem