Gerânio, Planta do Gênero Pelargonium

Gerânio, Planta do Gênero Pelargonium


De cultivo tradicional em jardineiras ou vasos, o gerânio se distingue pela floração abundante e pelo odor intenso, concentrado nas folhas, que se utiliza na produção de perfumes, sabonetes e cremes.

Planta do gênero Pelargonium, da família das geraniáceas, nativa da África, o gerânio cultivado em jardinagem pertence, na quase totalidade, a variedades híbridas. A designação Geranium aplica-se a um gênero aparentado, que inclui cerca de 300 espécies silvestres, conhecidas como bicos-de-grou.

Herbáceos ou, mais raramente, lenhosos, os gerânios do gênero Pelargonium crescem até um metro de altura, com folhas grossas, arredondadas ou com recortes profundos. As flores, brancas, vermelhas, cor-de-rosa ou violeta, se agrupam em cachos vistosos. São comuns híbridos de cores mistas, bem como os de flores dobradas, franjadas ou franzidas.

A propagação, viável por sementes, é feita quase sempre a partir de estacas de galho que enraízam entre 15 e 30 dias e devem ser transferidos para a terra na época de vegetação ativa que antecede a primavera. Bem adubados e expostos a algumas horas de sol, de preferência de manhã para que as folhas não se queimem, podem florir em três ou quatro meses.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem