Floresta de Taiga

Floresta de Taiga

#Floresta de Taiga

Vegetação característica da região subpolar, a taiga é uma das maiores fontes mundiais de produção de madeira e forma um tipo de floresta conhecido também como floresta boreal.

Taiga é uma vegetação caracterizada pela predominância de coníferas. Forma florestas abertas que se estendem no norte do continente americano e na Eurásia, da Suécia ao oceano Pacífico, entre a região de tundra ao norte, mais fria, e a temperada, ao sul. O solo entre as árvores, sobretudo nas áreas setentrionais extremas, é freqüentemente coberto de tapetes de líquen, vegetal formado pela associação de alga verde ou azul com um fungo superior. Pouco favorável à agricultura, o solo típico para desenvolvimento da taiga é o podzol, ou solo podzólico, que permanece gelado durante cerca de seis meses por ano.

As espécies vegetais que compõem a taiga são adaptadas às rigorosas condições das latitudes extremas em que se encontram e apresentam comportamento xerófilo: as folhas são pequenas e duras, o que reduz ao máximo a transpiração no inverno. As árvores mais bem adaptadas são as que se encontram mais ao norte, como as epíceas e o lariço, que ocorre até a latitude de 72o50', na Sibéria. No extremo norte a taiga é substituída pela tundra, vegetação formada de musgos, ervas e subarbustos que se desenvolve sobre solos rochosos em áreas de frio intenso.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem