Tundra, Vegetação Típica das Regiões Polares

Tundra, Vegetação Típica das Regiões Polares

#Tundra, Vegetação Típica das Regiões Polares
Tundra em Nunavut - Groenlândia
Nas regiões polares, onde os dias e noites são extremamente longos, o ritmo biológico tende a acompanhar mais as variações de temperatura do que a quantidade de luz solar aproveitável no processo de fotossíntese. A tundra é o organismo vegetal mais adaptado a essas condições.

Tundra é a vegetação herbácea encontrada nas regiões polares (tundra ártica) e em montanhas muito altas (tundra alpina), na qual predominam gramíneas, ciperáceas e vários subarbustos, sob os quais uma série de musgos e liquens revestem o solo. O conjunto atinge 15 a 30cm de altura, em média. Os raros arbustos não ultrapassam um metro de altura. A variedade de tundra alpina coloniza as altas montanhas da zona temperada, acima do nível atingido pelas árvores. O clima da tundra é mais rigoroso nas regiões polares, onde as temperaturas variam de 4o C, no verão, a -32o C, nos meses de inverno. O clima de tundra alpina é mais ameno, com invernos moderados em que as mínimas não ultrapassam os -18o C.

A tundra ártica se estende pelo extremo setentrional da América, Europa e Ásia. O solo está sempre congelado (permafrost) até centenas de metros de profundidade. Somente uma fina camada superficial degela durante o verão ártico, período em que a vegetação se desenvolve. O clima de tundra ocorre também nas terras polares da América do Sul, Terra do Fogo e regiões da Antártica que não estão permanentemente cobertas de gelo.

Os animais característicos da tundra ártica são o urso polar e a raposa, o lobo, a lebre e a doninha do Ártico. Muitos desses animais desenvolvem uma pelagem branca durante os meses de inverno como camuflagem. Também estão adaptados a esse ecossistema grandes herbívoros como o caribu, o boi-almiscareiro e a rena.

A tundra alpina forma-se nas regiões em que a altitude excessiva impede o crescimento de árvores. Embora as temperaturas médias costumem ser muito baixas, o subsolo não fica congelado o ano inteiro. Predominam pequenos arbustos e plantas herbáceas, exceto nos cumes mais altos, onde se desenvolvem somente musgos e liquens. A variedade de espécies animais é limitada e apenas parcialmente adaptada ao ambiente invernal. Carneiros e cabritos monteses, camurças, gatos selvagens e diversas aves descem para áreas mais quentes em busca de alimento no inverno. Marmotas e esquilos consomem grande quantidade de vegetação no verão e no início do outono, para depois hibernarem.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem