Acrílico (Ácido Acrílico [CH2 CH COOH])
![Acrílico (Ácido Acrílico [CH2 CH COOH]) #Acrílico (Ácido Acrílico)](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg7CWg47qX3ZKtTdmGWxa1edhfRucLQnz5QL2qRxbPdb4viSp2hLTIiZoEIH6XyoUB4nQgb5BZ7TQkojnfHgl6gXtc6BQpLpPrNUQLHZoe101_1UxQyLzR7-A07i_mwAqI22eapTwGuDPCV/s1600/Acr%C3%ADlico+(%C3%A1cido+acr%C3%ADlico).gif)
O ácido orgânico etilênico de estrutura química mais simples é o conhecido como ácido acrílico, de fórmula CH2CHCOOH. Esse produto, também denominado ácido propenoico ou acroleico, é a matéria-prima utilizada numa série de processos de química industrial destinados à obtenção de resinas sólidas, tecidos e tintas.
Os princípios químicos que se empregam na fabricação dessas fibras têxteis, os chamados poliésteres acrílicos, são os mesmos usados na produção das tintas acrílicas. Trata-se de emulsões plásticas, solúveis em água e laváveis, que permitem a obtenção de um produto no qual se combinam a transparência da aquarela e a densidade do óleo. Essas tintas sintéticas, que começaram a se generalizar na década de 1960, oferecem notáveis vantagens. São menos afetadas pelo calor e outras forças destrutivas que a tinta a óleo e destacam-se por sua grande capacidade de aderência a qualquer tipo de superfície. No início, seu uso se restringia a artistas americanos da corrente op ou minimalista, mas em pouco tempo tornaram-se de uso generalizado.