Obesidade | Aspectos Fisiopatológicos | Diagnóstico e Tratamento

Obesidade | Aspectos Fisiopatológicos | Diagnóstico e Tratamento

#Obesidade | Aspectos Fisiopatológicos | Diagnóstico e Tratamento

A obesidade é uma condição caracterizada por uma elevada relação entre a massa de tecido adiposo e a massa total do corpo, comparada essa relação com a que se observa no homem considerado normal. É descrita como doença por razões entre as quais se incluem o fato de pacientes obesos apresentarem média de sobrevida inferior à dos indivíduos não-obesos e a alta incidência de distúrbios cardiovasculares e de diabetes melito em pacientes com excesso de tecido adiposo. Representa ainda uma desvantagem em muitas situações da vida real e causa distúrbios posturais relativamente graves, patologias da vesícula biliar e complicações na anestesia geral, na cirurgia e no parto.

O fator desencadeante da obesidade é quase sempre a ingestão excessiva de calorias, mas as causas dessa doença, que nos países desenvolvidos apresenta elevada incidência, abrangem uma ampla variedade de condicionamentos de natureza emocional, cultural, genética e endócrina.

Fisiologia do tecido adiposoO tecido adiposo se constitui de células cujos vacúolos são cheios de triglicerídeos, que constituem as gorduras. É de ampla distribuição no organismo, principalmente na região subcutânea, perineal e mesentérica. A massa corporal de um homem normal de setenta quilos constitui-se, aproximadamente, de 15kg de triglicerídeos.

Os depósitos de gordura constituem grande parte das reservas energéticas do organismo, compostas também de carboidratos (como o glicogênio) e proteínas. Os triglicerídeos são armazenados após a ingestão do alimento e consumidos (depletados) nos intervalos das refeições, ou quando as solicitações energéticas são mais pronunciadas. Esse processo de depleção se denomina mobilização das gorduras e permite que o organismo sobreviva por longos períodos sem ingerir alimentos. Nele intervêm numerosas funções, como a secreção dos hormônios glucagon e insulina, o controle do fluxo sanguíneo no tecido adiposo por meio do sistema nervoso autônomo, ou a produção de outras substâncias, como a adrenalina ou a noradrenalina, importantes hormônios mobilizadores de gorduras.

Aspectos fisiopatológicosEstudos de obesidade em animais de laboratório trouxeram valiosas informações, que permitem entender melhor a obesidade humana. Lesões bilaterais do hipotálamo, especificamente no núcleo ventromedial, acarretam obesidade em camundongos. Existem cepas de camundongos obesos e hiperglicêmicos que apresentam níveis plasmáticos acima do normal. Esses animais, mesmo com restrição alimentar, são incapazes de metabolizar gorduras de forma normal e catabolizam proteína num ritmo mais alto do que os camundongos normais, nas mesmas condições.

No homem, a obesidade é um problema ainda mais complexo, que envolve aspectos psicológicos primários ou secundários. Fatores de ordem genética desempenham importante papel em certos tipos de obesidade. Além disso, aspectos sociais, econômicos e culturais estão envolvidos. A obesidade no homem não raro está ainda relacionada com distúrbios metabólicos associados a problemas endócrinos. O nível plasmático de insulina, geralmente mais elevado em obesos, é, em muitos casos, normalizado após a redução de peso.

Diagnóstico e tratamentoMais importante do que o simples diagnóstico da obesidade é a determinação de sua etiologia. É de grande importância o conhecimento dos antecedentes do distúrbio e dos hábitos do paciente, assim como de suas características físicas e respostas a testes laboratoriais. Estudo psiquiátrico do paciente deve ser realizado com atenção, já que inúmeras vezes a obesidade é consequência de um desajuste emocional.

A prevenção e o tratamento da obesidade se baseiam num regime dietético adequado, prescrito por médico, intimamente associado à compreensão, por parte do paciente, da gravidade de seu quadro, e a uma colaboração consciente, que visa a transpor muitas das dificuldades encontradas no decorrer do processo. O tratamento médico, sem a colaboração do paciente, está fadado ao fracasso na grande maioria dos casos.

Hábitos adequados de alimentação e exercícios físicos moderados são indicados a todos os pacientes predispostos à obesidade, assim como a todos os indivíduos, ao atingirem a meia-idade, evidentemente excetuados os casos de contra-indicação médica.

Os dois pontos principais no tratamento da obesidade se baseiam nas leis fundamentais da termodinâmica, isto é, redução na quantidade de alimentos e aumento nos gastos energéticos. O tratamento pode, em linhas gerais, dividir-se em duas fases: (1) eliminação de fatores etiológicos; (2) redução dos depósitos excessivos de gordura. Assim, no hipogonadismo, deve ser tratada a causa por meio de gonadotrofinas ou hormônios gonadais. No hipotireoidismo, o emprego de hormônios tireoidianos é fundamental. Finalmente, nos distúrbios psicológicos, uma correção da conduta alimentar deve ser estabelecida, antes de tentar a redução de peso.

A eliminação dos depósitos de gordura se obtém por diminuição da ingesta de calorias e por aumento do exercício físico, seja a prática de marcha ou de um esporte. O  emprego do hormônio tireoidiano, sob a forma de tireoide dessecada, facilita a perda de peso, por aumentar o metabolismo basal. Esse método só deve ser prescrito, no entanto, em casos de hipotireoidismo, a fim de trazer o metabolismo a níveis normais. O emprego de diuréticos se indica somente na presença de edema.

A restrição dietética é fundamental no processo de redução de peso. Aproximadamente 35 calorias por quilograma de peso constituem dieta adequada para uma pessoa de atividade moderada. É importante que o paciente receba um adequado suprimento vitamínico, assim como de sais minerais, em especial cálcio e ferro. O paciente deve ser encorajado a se preocupar com seu aspecto estético, a desenvolver aptidões físicas e a praticar esportes. O apoio psicológico, por parte do médico, ou, em casos mais difíceis, do psiquiatra, é de fundamental importância.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem