Asfixia, Estado Físico de Interrupção da Atividade Cerebral

Asfixia, Estado Físico de Interrupção da Atividade Cerebral

#Asfixia, Estado Físico de Interrupção da Atividade CerebralO termo asfixia define um estado físico que determina a interrupção da atividade cerebral por anoxia, isto é, pela carência de oxigênio. Outra de suas causas é a retenção do dióxido de carbono no sangue, fenômeno denominado hipercapnia.

As lesões provocadas pela asfixia quase sempre resultam em seqüelas e no surgimento de disfunções nervosas, já que o cérebro não dispõe da mesma capacidade de regeneração que os demais órgãos do corpo humano.

Cabe ressaltar que a asfixia só é causada por agentes mecânicos, responsáveis pela suspensão da atividade respiratória, tais como estrangulamento ou imersão prolongada, já que a inalação de gases tóxicos, embora passível de provocar anoxia, não resulta em hipercapnia.

O conceito de asfixia mecânica é amplamente utilizado em medicina legal, uma vez que pode ser conseqüência de ação violenta. Pode ser causada por enforcamento, estrangulamento, sufocação ou imersão, embora possa também ser resultado de causas clínicas, tais como edema da glote, em processos alérgicos; formação de membranas diftéricas; ou ainda acidentes fortuitos como ingestão de corpos estranhos ou impacto direto sobre a garganta.

Manifestação peculiar registrada com relativa freqüência é a denominada asfixia neonatal, na qual o recém-nascido não inicia o processo respiratório, seja devido à atelectasia (achatamento dos alvéolos pulmonares), seja por ingestão de líquido amniótico ou qualquer outro corpo estranho.

As medidas a serem postas em prática em caso de asfixia variam, devido à multiplicidade dos possíveis fatores causais, mas todas têm de ser aplicadas com urgência. O princípio básico do tratamento da asfixia é a reativação da função respiratória ou, no caso de recém-nascidos, o início da ventilação pulmonar. O método mais simples é a respiração boca a boca, o qual, não obstante, apresenta inconvenientes como a falta de assepsia. Existem equipamentos de emergência, entre eles as máscaras faciais, os tubos orais ou orofaríngeos e as bolsas infláveis com máscaras e válvulas, que evitam a respiração repetida de um mesmo volume de ar. Outro recurso empregado em situações de máxima urgência, devido à obstrução das vias respiratórias, é a incisão praticada diretamente na traquéia, técnica conhecida como traqueotomia.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem