Glaucoma | O que é Glaucoma?

Glaucoma | O que é Glaucoma?

#Glaucoma | O que é Glaucoma?

De causa desconhecida, o glaucoma carateriza-se pelo aumento de pressão no interior do olho, que provoca deformações ou enrijecimento do globo ocular e distúrbios da visão, desde perturbações brandas e transitórias à cegueira completa. O aumento da pressão intra-ocular decorre de um desequilíbrio entre a produção e a reabsorção do humor aquoso, líquido produzido pelo corpo ciliar que se deposita entre a íris e o cristalino. As causas mais prováveis do glaucoma são a instabilidade emocional e vasomotora, a hipermetropia e os fatores hereditários.

Muitos casos de cegueira são devidos ao glaucoma, doença que habitualmente começa a manifestar-se de forma lenta, insidiosa e sem dor.

O glaucoma crônico não causa sintomas na primeira fase e só pode ser diagnosticado por aferição da pressão intra-ocular ou pelos efeitos físicos que ela provoca no disco óptico, ponto onde o nervo óptico toca o globo ocular. O tratamento medicamentoso visa a reduzir a pressão intra-ocular por meio da administração de drogas que provocam a contração da pupila e permitem o escoamento do humor aquoso.

O paciente de glaucoma de ângulo estreito sente dores de cabeça e nos olhos, apresenta eventualmente náuseas e vômitos e vê um círculo em torno dos pontos de luz. O tratamento de uma crise aguda é similar ao que se aplica no caso do glaucoma crônico, mas a eliminação definitiva da doença requer intervenção cirúrgica para praticar uma incisão na íris que permita o escoamento do humor aquoso.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem