Gota | O Que é Gota?

Gota | O Que é Gota?

#Gota | O Que é Gota?Gota é conhecida desde a antiguidade, a gota é uma doença hereditária do metabolismo, caracterizada pelo aumento da taxa de ácido úrico no sangue e ataques recorrentes da inflamação nas articulações. Na fase aguda representa um quadro inflamatório de curta duração, que afeta as articulações, principalmente a do dedo grande do pé. No século XVI, transformou-se em doença característica da nobreza, e afetou personalidades como o imperador Carlos V da Alemanha e o rei Henrique VIII, da Inglaterra.

O nome gota é resquício da antiga crença de que a moléstia era causada por um agente nocivo que se infiltrava gota a gota nos interstícios dos ossos.

As crises resultam do depósito, nas cartilagens das articulações, de cristais de urato de sódio. O ácido úrico geralmente é eliminado pela urina. Ainda  não se conhece a natureza nem o mecanismo da deficiência bioquímica que leva a sua retenção e concentração anormais no organismo. Os sintomas da gota são dor intensa, calor e vermelhidão na área afetada, tumefação e extrema sensibilidade ao toque. Os fatores que desencadeiam a crise são: alimentação inadequada, infecção aguda, ferimento nas articulações, trauma, cansaço físico, frio e umidade etc. Depois de um ataque agudo, em geral a doença fica latente, mas se a gota se tornar crônica a continuação de depósitos de urato de sódio pode levar à deformação da articulação e à formação de nódulos subcutâneos.
Mesmo vinculado à hereditariedade, o risco de um ataque de gota aumenta em decorrência do excesso de proteínas e de ingestão de bebidas alcoólicas. A doença afeta, em cerca de 95% dos casos, homens adultos; nas mulheres, quando ocorre, vem após a menopausa. O tratamento tradicional é baseado na administração da colquicina, alcaloide extraído das sementes de cólquico. Drogas mais modernas, como o alupurinol, impedem a formação de ácido úrico e reduzem a taxa de concentração no sangue.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem