Equação Química

Equação Química

Equação Química

Equação química é a representação gráfica do que ocorre numa reação ou num fenômeno químico. Seu papel é descrever o processo químico tanto qualitativa quanto quantitativamente, de uma forma ao mesmo tempo precisa e breve. Equações termoquímicas indicam as trocas térmicas que acompanham o fenômeno químico, ou seja, se uma reação desprende ou absorve calor, e equações nucleares representam a transmutação de um elemento em outro. Qualquer que seja a equação, porém, é imprescindível que represente fenômenos que realmente se passem; contenha todas as substâncias envolvidas na transformação; e obedeça à lei da conservação da matéria, enunciada por Lavoisier.

Os estudiosos de química preocuparam-se, desde cedo, em encontrar uma forma de registrar os resultados de suas experiências realizadas em laboratório. Para isso, precisaram criar uma linguagem comum, de fácil leitura e entendimento por parte dos que se dedicariam aos estudos e à pesquisa química. No vocabulário específico dessa linguagem os elementos foram substituídos pelos símbolos; os compostos, pelas fórmulas. Analogamente, as reações químicas passaram a ser representadas pelas equações químicas.

Para se escrever uma equação química é necessário: (1) saber quais são as substâncias consumidas (reagentes) e quais as formadas (produtos); (2) conhecer as fórmulas dos reagentes e dos produtos; e (3) usar sempre a seguinte forma:
reagentes --> produtos

O símbolo "-->", que corresponde ao sinal "=" nas equações matemáticas, significa "produz" ou "forma". Quando mais de um reagente, ou mais de um produto, participam da reação, as fórmulas das substâncias são separadas pelo sinal "+", que à esquerda da seta quer dizer "reage com" e à direita, "junto com".

A reação entre cloreto de sódio e nitrato de prata, por exemplo, que tem como produtos finais cloreto de prata insolúvel e nitrato de sódio líquido, se representa pela seguinte equação química:

Equação Química

A equação se lê, portanto: uma molécula de cloreto de sódio reage com uma de nitrato de prata e produz uma molécula de nitrato de sódio junto com uma de cloreto de prata. Nessas condições, o cloreto de prata é um sal insolúvel e precipitará da solução, o que se indica com uma seta vertical (orientada para baixo) logo depois da fórmula de sua molécula. Quando se formam gases, indica-se o fato pelo sinal " ".

A equação química pode indicar ainda que se trata de reação reversível ou irreversível. A dupla seta " " informa que a reação reversível é a que se passa nos dois sentidos. Nesse caso, a reação da esquerda para a direita é dita direta; e a da direita para a esquerda é inversa.

Os coeficientes estequiométricos expressam os aspectos quantitativos de uma reação química. Aparecem numa equação química na forma de números que antecedem as fórmulas das moléculas participantes da reação. A equação química é um exemplo de equação de conservação pois exprime o fato de que, numa reação química, o número de átomos de cada elemento é conservado. Esse princípio é usado no balanceamento de uma equação, procedimento que também se denomina acerto de coeficientes estequiométricos.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem