Fabianismo

Fabianismo

#Fabianismo

Fabianismo é a doutrina política dos socialistas idealistas e pacifistas ingleses, que fundaram em 1883 a Fabian Society. O nome da sociedade foi inspirado nas vitórias do cônsul romano Fábio o Contemporizador, cuja cautela, paciência e habilidade lhe garantiram sucesso mesmo contra exércitos mais poderosos. Os fabianos rejeitaram a doutrina filosófica, econômica e política de Marx e a tese da revolução violenta como caminho para a transformação social.

Socialistas, na medida em que pretendiam abolir as injustiças sociais da estrutura burguesa capitalista, os partidários do fabianismo acreditavam na implantação do socialismo por meio de programas de educação do povo. Suas armas eram palestras, grupos de discussão, reuniões, conferências e cursos, pesquisa de temas políticos, econômicos e sociais, e a publicação de livros, panfletos e periódicos.

Em 1889 os jovens intelectuais da Fabian Society publicaram um volume de ensaios, os Fabian Essays on Socialism (Ensaios fabianos sobre socialismo), que resumem o corpo de sua doutrina. A obra foi editada pelo dramaturgo George Bernard Shaw, o mais famoso expoente do fabianismo. Outros membros notáveis foram Sidney Webb, mais tarde o maior teórico do socialismo inglês, o administrador público Lord Sidney Olivier, mais tarde governador da Jamaica, o sociólogo Graham Wallas e a reformadora social Annie Besant, que posteriormente fundou a Sociedade Teosófica. Os fabianos de início tentaram influenciar os partidos Liberal e Conservador, mas a seguir ajudaram a organizar o Comitê de Representação Trabalhista, que em 1906 se transformou no Partido Trabalhista inglês, o Labour Party, ao qual se filiou a Fabian Society.

A influência sobre o Partido Trabalhista obrigou o Partido Liberal a adotar certas teses fabianas, como no orçamento de 1910-1911, de Lloyd George. Depois de 1945, o Partido Trabalhista, no governo, realizou quase todo o programa da Fabian Society. Em seu apogeu, em 1946, a sociedade chegou a contar com 8.400 membros, mas sempre teve mais importância do que o número de afiliados pode sugerir, e influenciou muitos políticos ingleses. Até o final do século XX, havia políticos fabianos no Parlamento inglês, tanto no Partido Trabalhista quanto entre as outras lideranças partidárias.

Geografia Total
Postagem Anterior Próxima Postagem