Balança | Tipos e Origem das Balanças

Balança | Tipos e Origem das Balanças

Balança | Tipos e Origem das BalançasBalança é um aparelho destinado a medir a massa dos corpos. O tipo de balança mais conhecido é o que possui dois braços iguais e uma haste rígida metálica (travessão) apoiada em seu ponto central por um prisma triangular (cutelo), perpendicular ao eixo da haste e que repousa sobre um plano de água ou de aço. Nas extremidades do travessão, dois outros cutelos, cujas faces são paralelas ao do centro e orientados no sentido inverso a este, sustentam os componentes sob os quais estão suspensos os pratos, um contendo pesos de massas conhecidas e padronizadas, o outro com o objeto a ser medido. Um ponteiro denominado fiel, preso ao centro do travessão, move-se sobre uma escala colocada na parte inferior do aparelho. A posição de equilíbrio se dá quando o ponteiro está na vertical.

As balanças tiveram origem na antiga civilização egípcia, em torno de 5000 a.C. Desenvolveram-se desde então tipos cada vez mais aperfeiçoados, até as modernas balanças eletrônicas.


Alguns dos tipos de balança, de alta precisão, podem fornecer medições de 0,1 miligrama a alguns microgramas (um micrograma = 10-6g). Em geral são protegidas da umidade por caixas de vidro e contam com amortecedores para diminuir a oscilação do fiel.

As balanças analíticas são projetadas para medir com exatidão trabalhos executados em laboratório. A macrobalança analítica mede cargas de 200g até o mínimo de 0,1mg, enquanto que, na microbalança analítica, as medições vão de 0,1mg até próximas ao micrograma.

As modernas balanças eletrônicas têm precisão muito superior à das balanças mecânicas. Nesses equipamentos, um detector mede o deslocamento do prato onde se acha o objeto a ser pesado e, com o auxílio de um amplificador ou de um computador, uma corrente é gerada, movimentando o prato até sua posição original. A magnitude dessa corrente é proporcional ao peso do objeto e esse valor é lido numa tela digital. Esse instrumento permite determinar, além da massa, o peso médio e o teor de umidade de uma amostra.

www.klimanaturali.org
www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem