Balança | Tipos e Origem das Balanças

As balanças tiveram origem na antiga civilização egípcia, em torno de 5000 a.C. Desenvolveram-se desde então tipos cada vez mais aperfeiçoados, até as modernas balanças eletrônicas.
Alguns dos tipos de balança, de alta precisão, podem fornecer medições de 0,1 miligrama a alguns microgramas (um micrograma = 10-6g). Em geral são protegidas da umidade por caixas de vidro e contam com amortecedores para diminuir a oscilação do fiel.
As balanças analíticas são projetadas para medir com exatidão trabalhos executados em laboratório. A macrobalança analítica mede cargas de 200g até o mínimo de 0,1mg, enquanto que, na microbalança analítica, as medições vão de 0,1mg até próximas ao micrograma.
As modernas balanças eletrônicas têm precisão muito superior à das balanças mecânicas. Nesses equipamentos, um detector mede o deslocamento do prato onde se acha o objeto a ser pesado e, com o auxílio de um amplificador ou de um computador, uma corrente é gerada, movimentando o prato até sua posição original. A magnitude dessa corrente é proporcional ao peso do objeto e esse valor é lido numa tela digital. Esse instrumento permite determinar, além da massa, o peso médio e o teor de umidade de uma amostra.
www.klimanaturali.org
www.geografiatotal.com.br