Mongolismo ou Síndrome de Down

Mongolismo ou Síndrome de Down

#Mongolismo ou Síndrome de DownMongolismo é um tipo de atraso mental congênito, acompanhado de diversas anomalias morfológicas. Os núcleos das células dos indivíduos afetados possuem um terceiro exemplar (trissomia) do cromossomo 21, o que lhes dá um número total de cromossomos igual a 47, um a mais do que o normal. O nome da anomalia provém das características faciais, sobretudo das pálpebras, semelhantes às dos mongóis.

Também denominado síndrome de Down, o mongolismo é mais freqüente em crianças nascidas de mulheres com mais de quarenta anos. O diagnóstico pré-natal é possível pelo exame de amostras de líquido amniótico.

O mongoloide apresenta cabeça pequena e achatada atrás; nariz curto e de base larga; prega cutânea vertical que liga as duas pálpebras, no canto interno do olho; fendas palpebrais inclinadas para fora e para cima; boca exígua, que torna a língua saliente; e acentuada hipotonia muscular. Ocorrem também alterações ósseas e outras malformações, em particular no coração, o que faz com que muitas crianças afetadas não completem o primeiro ano de vida.

O atraso mental varia, mas é sempre acentuado. Mesmo assim, quando acompanhada com carinho e educação adequada, a criança consegue realizar muito bem seus cuidados pessoais diários e executar tarefas simples. Começa a falar mais tarde que as outras crianças e se expressa por meio de frases simples, mas dorme e se alimenta normalmente. Em geral tem gênio dócil e é carinhosa. O mongolismo não é hereditário, e muito raramente se encontram dois casos da doença na mesma família, a não ser quando se trata de gêmeos do mesmo sexo. A ocorrência é de um caso para cada 800 nascimentos, mas cresce para um em quarenta no caso de mães com mais de quarenta anos.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem