Nomografia

Nomografia

#NomografiaNomografia é a área da matemática aplicada dedicada à resolução de equações mediante o uso de nomogramas, gráficos traçados a partir de um conjunto de eixos convenientemente dispostos, que permitem resolver grupos de problemas de mesmo tipo. A nomografia é útil na solução de problemas técnicos, especialmente em engenharia, e se aplica também à geodésia, à astronomia e às ciências sociais. São muito conhecidos os nomogramas - também chamados ábacos - empregados para resolver problemas de capitalização ou para calcular os juros de um capital aplicado.

A solução de muitos problemas matemáticos propostos pelas ciências aplicadas pode ser encontrada por meio de gráficos, ou seja, representações esquemáticas em que os valores são dados por pontos de interseção, segmentos de reta, ângulos e outras grandezas geométricas.

As vantagens da solução gráfica residem principalmente em sua simplicidade, pois evitam a resolução de equações algébricas complexas. O modo de emprego dos nomogramas não requer qualificação especializada, mas seu planejamento e execução envolvem teorias abstratas e artifícios de construção que demandam sólida formação matemática e alto grau de intuição geométrica.

www.klimanaturali.org

Postagem Anterior Próxima Postagem