Ródio (Rh)

Ródio (Rh)

Ródio (Rh)O Ródio (Rh) é um metal precioso, de símbolo químico Rh, pertencente ao grupo VIII da tabela periódica dos elementos. É prateado e brilhante, com alta reflexibilidade para a luz e dificilmente atacado por agentes oxidantes. Ocorre em estado natural juntamente com os minérios de platina, numa quantidade máxima de dois por cento, e misturado com outros metais do seu grupo, como o ósmio, o rutênio, o irídio e o paládio. O elemento natural consiste inteiramente do isótopo estável 103.

Descoberto em 1803 pelo químico e físico inglês William Hyde Wollaston, o elemento ródio recebeu esse nome - do grego rhódon (rosa) - em alusão à cor rósea das soluções salinas que forma.

Participa de reações químicas principalmente em seus estados de valência +1 e +3. Todos os compostos de ródio são prontamente reduzidos ou decompostos pelo aquecimento para produzir um metal em pó ou esponjoso. Entre esses compostos, um dos mais importantes é o tricloreto de ródio (RhCl3). Ele fornece o material inicial para muitos dos outros compostos de ródio, em vários estados de oxidação. Em emulsões aquosas, o tricloreto de ródio pode catalisar várias reações orgânicas.

O ródio é um dos metais mais duros que existem e difícil de trabalhar à temperatura ambiente. Pode ser forjado a aproximadamente 800o C. Adicionado à platina em pequenas quantidades, produz ligas mais duras que esta, que perdem peso a altas temperaturas de forma mais lenta do que a platina pura.

Sob a forma metálica, o ródio é usado em instrumentos ópticos, devido a sua extrema dureza e capacidade de refletir a luz, e em contato elétrico, devido a sua baixa resistência elétrica; nas ligas de resistência de fornos elétricos; na produção de fibras de vidro; em cadinhos de laboratório; em joalheria; e como catalisador em reações orgânicas. Uma leve camada de ródio evita o enegrecimento superficial de objetos de prata.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem