Botulismo | Sintoma e Tratamento do Botulismo

Botulismo | Sintoma e Tratamento do Botulismo

#Botulismo | Sintoma e Tratamento do BotulismoO botulismo é causado pela toxina conhecida como botulina, produzida pelo bacilo Clostridium botulinum, que em geral se desenvolve em presuntos e salsichas, em conservas mal esterilizadas ou adulteradas, principalmente de carne e peixe, mas também de frutas e legumes. Foi descoberto em 1895 por Van Ermengen. Seu nome vem do latim botulus, "linguiça", "salsicha". As conservas de fabricação doméstica são as mais perigosas. O alimento contaminado pode não ter cheiro ou aspecto anormal, mas é recomendável jogar fora qualquer lata com tampa abaulada e vidro com sinais de fermentação ou deterioração.

Conservas mal esterilizadas ou adulteradas podem provocar uma forma extremamente grave de intoxicação alimentar -- o botulismo -- que, se não tratada logo  após os primeiros sintomas, chega a causar a morte.

Os sintomas aparecem entre 12 e 72 horas depois da ingestão do produto contaminado. Consistem em dores de cabeça, vômitos, dores de estômago, tonteiras e diplopia (visão dupla). O envenenamento progride rapidamente e causa perturbações da fala e da deglutição, fraqueza geral, tosse, paralisia dos músculos da faringe e da laringe, perturbações respiratórias. Metade das mortes são causadas pela paralisia dos músculos respiratórios.

O tratamento tem de começar às primeiras suspeitas, antes mesmo de confirmado o diagnóstico. Deve incluir aplicação maciça de antitoxinas, lavagem do estômago, ventilação artificial (por traqueotomia ou tubo endotraqueal) e alimentação intravenosa.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem