Compostos Aromáticos

Compostos Aromáticos

Compostos AromáticosCompostos aromáticos são hidrocarbonetos que apresentam um ou mais anéis planos de átomos, unidos por dois tipos de ligações covalentes. Esses compostos apresentam uma baixa reatividade química, derivada de sua estrutura eletrônica peculiar.

O termo "aromático" foi aplicado pela primeira vez em 1860 a um grupo de substâncias isoladas a partir do carvão, caracterizadas pelo odor mais forte que o de outras substâncias químicas semelhantes.

A grande maioria dos compostos aromáticos é derivada do benzeno, composto orgânico que contém um anel de seis átomos de carbono, denominado anel benzênico. Além desses existem outros nos quais um ou mais dos átomos de carbono são substituídos por átomos de outros elementos, especialmente nitrogênio, enxofre e oxigênio. Cada átomo do anel partilha um par de elétrons com cada um de seus dois vizinhos.

Além disso, duas regiões de elevada densidade eletrônica, paralelas ao anel de carbono, constituem um sistema de ligações responsável pelas características apresentadas por esses compostos.

Os compostos aromáticos são usados como matéria-prima para a obtenção de muitos produtos químicos, que encontram aplicação nas indústrias farmacêuticas, alimentícias e de tintas e corantes, entre outras.

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem