Teff | Menor Grão do Mundo

Teff | Menor Grão do Mundo

Teff | Menor Grão do MundoO  teff é o menor grão do mundo, é uma planta anual nativa das terras altas  do chifre da África cultivado na Etiópia, Eritreia, Quênia e Tanzânia há muito tempo. O nome teff vem do aramaico “teffa”, que significa “perdido”, o que se aplica pelo tamanho diminuto do grão. O grão escuro faz parte da alimentação dos países do Chifre da África há mais de 5 mil anos e é considerado um alimento ancestral.

Seu uso mais comum se faz a partir da farinha, com a qual se fazem pães, bolos e biscoitos. E também uma espécie de panqueca chamada injera, que serve de base para inúmeros pratos. No teff que não há glúten, o que o habilita para o consumo dos celíacos e pessoas com intolerância à farinha de trigo. Tem elevada quantidade  de minerais como cálcio, fósforo e magnésio, que ajudam na recuperação rápida após um treino físico ou forte desgaste mental. O seu  consumo controla os níveis de glicose no sangue, sendo indicado para o controle do peso, já que contém alto poder de saciedade – perfeito para o controle do apetite.

O teff  carrega oito aminoácidos essenciais para nosso organismo, e maior quantidade de lisina que apresentam trigo ou cevada. É rico em carboidratos, ideal para atletas que buscam alto rendimento, sendo  uma das razões para o sucesso dos africanos em provas de atletismo. O Teff é pouco conhecido no Brasil, mas deve ser comercializado em breve.

Teff | Menor Grão do Mundo


Postagem Anterior Próxima Postagem