Mapas do Arquipélago de Svalbard | Noruega

As ilhas foram primeiro utilizadas como base baleeira nos séculos XVII e XVIII, após o que foram abandonadas. A mineração de carvão começou no início do século 20 e várias comunidades permanentes foram estabelecidas. O Tratado de Svalbard de 1920 reconhece a soberania norueguesa, e a Lei Svalbard de 1925 fez de Svalbard uma parte integral do Reino da Noruega. Eles também estabeleceram Svalbard como uma zona econômica livre e uma zona desmilitarizada. A loja norueguesa Norske e a russa Arktikugol continuam a ser as únicas empresas de mineração existentes. A investigação e o turismo tornaram-se indústrias complementares importantes, com o Centro Universitário em Svalbard (UNIS) e o Cofre Global de Sementes de Svalbard desempenhando papéis críticos. Nenhuma estrada conecta os assentamentos; em vez disso, os snowmobiles, aeronaves e barcos servem transporte intercomunitário. Aeroporto de Svalbard, Longyear serve como o principal porta de entrada do arquipélago.
O arquipélago apresenta um clima ártico, embora com temperaturas significativamente mais altas do que outras áreas na mesma latitude. A flora aproveita o longo período do sol da meia-noite para compensar a noite polar. Svalbard é um terreno fértil para muitas aves marinhas, e também apresenta ursos polares, renas, a raposa do Ártico e certos mamíferos marinhos. Sete parques nacionais e vinte e três reservas naturais cobrem dois terços do arquipélago, protegendo o ambiente natural intocado e frágil. Aproximadamente 60% do arquipélago é coberto por geleiras e as ilhas apresentam muitas montanhas e fiordes.
Svalbard e Jan Mayen recebem coletivamente o código de país ISO 3166-1 alfa-2 "SJ". Ambas as áreas são administradas pela Noruega, embora estejam separadas por uma distância de mais de 950 quilômetros (510 milhas náuticas) e possuam estruturas administrativas muito diferentes.
www.geografiatotal.com.br
www.klimanaturali.org