Mapas do Arquipélago de Svalbard | Noruega

Mapas do Arquipélago de Svalbard | Noruega

Mapas do Arquipélago de Svalbard | NoruegaSvalbard é um arquipélago norueguês no Oceano Ártico. Situado a norte da Europa continental, é a meio caminho entre a Noruega continental e o Polo Norte. As ilhas do grupo variam de 74 ° a 81 ° latitude norte e de 10 ° a 35 ° longitude leste. A maior ilha é Spitsbergen, seguida por Nordaustlandet e Edgeøya. Administrativamente, o arquipélago não faz parte de nenhum município norueguês, mas forma uma área não incorporada administrada por um governador nomeado pelo governo norueguês. Desde 2002, o principal assentamento de Svalbard, Longyearbyen, tem um governo local eleito, um pouco semelhante aos municípios do continente. Outros assentamentos incluem a comunidade mineradora russa de Barentsburg, a estação de pesquisa de Ny-Ålesund e o posto avançado de mineração de Sveagruva. Ny-Ålesund é o assentamento mais setentrional do mundo, com uma população civil permanente. Outros assentamentos estão mais ao norte, mas são povoados apenas por grupos rotativos de pesquisadores.
As ilhas foram primeiro utilizadas como base baleeira nos séculos XVII e XVIII, após o que foram abandonadas. A mineração de carvão começou no início do século 20 e várias comunidades permanentes foram estabelecidas. O Tratado de Svalbard de 1920 reconhece a soberania norueguesa, e a Lei Svalbard de 1925 fez de Svalbard uma parte integral do Reino da Noruega. Eles também estabeleceram Svalbard como uma zona econômica livre e uma zona desmilitarizada. A loja norueguesa Norske e a russa Arktikugol continuam a ser as únicas empresas de mineração existentes. A investigação e o turismo tornaram-se indústrias complementares importantes, com o Centro Universitário em Svalbard (UNIS) e o Cofre Global de Sementes de Svalbard desempenhando papéis críticos. Nenhuma estrada conecta os assentamentos; em vez disso, os snowmobiles, aeronaves e barcos servem transporte intercomunitário. Aeroporto de Svalbard, Longyear serve como o principal porta de entrada do arquipélago.

O arquipélago apresenta um clima ártico, embora com temperaturas significativamente mais altas do que outras áreas na mesma latitude. A flora aproveita o longo período do sol da meia-noite para compensar a noite polar. Svalbard é um terreno fértil para muitas aves marinhas, e também apresenta ursos polares, renas, a raposa do Ártico e certos mamíferos marinhos. Sete parques nacionais e vinte e três reservas naturais cobrem dois terços do arquipélago, protegendo o ambiente natural intocado e frágil. Aproximadamente 60% do arquipélago é coberto por geleiras e as ilhas apresentam muitas montanhas e fiordes.
Svalbard e Jan Mayen recebem coletivamente o código de país ISO 3166-1 alfa-2 "SJ". Ambas as áreas são administradas pela Noruega, embora estejam separadas por uma distância de mais de 950 quilômetros (510 milhas náuticas) e possuam estruturas administrativas muito diferentes.

Mapas do Arquipélago de Svalbard | Noruega

Mapas do Arquipélago de Svalbard | Noruega
Mapas do Arquipélago de Svalbard | Noruega

www.geografiatotal.com.br
www.klimanaturali.org

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem